Na armação de lajes e vigas sempre ouvimos os termos “armação positiva” e “armação negativa” e, como regra, a positiva fica embaixo e a negativa fica na parte de cima respectivamente. ... Geralmente essas regiões são sobre as vigas, na passagem de uma laje para outra (exemplo: da laje L1 para a L2) e/ou nos bordos.
Numa estrutura de concreto armado, o aço tem como função básica resistir aos esforços de tração. Isso ocorre pois o concreto não possui resistência à tração suficiente para absorver os esforços solicitantes de uma edificação.
Faça uma mistura de água e concreto mais fina que as instruções da embalagem, uma viscosidade de tinta cairá bem. Aplique com um pincel grande ou escovão. Essa etapa ajudará a criar uma ligação mais forte entre o concreto novo e o existente. Não deixe essa camada secar antes de aplicar o concreto novo.
No caso das armaduras de pilares e vigas, as barras de aço devem ser amarradas aos estribos com arame recozido e auxílio de uma torquês, sempre de acordo com o especificado em projeto. Em lajes, antes de iniciar a montagem é recomendável posicionar e fixar as caixas de elétrica e hidráulica.