Zoon Politikon (Animal Político) é uma expressão utilizada pelo filósofo grego Aristóteles de Estagira (384 a.C – 322 a.C), discípulo de Platão1, para descrever a natureza do homem – um animal racional que fala e pensa (zoon logikon) – , em sua interação necessária na cidade-Estado (pólis).
Portanto, o animal político ou cidadão é o homem livre que goza de direitos naturais por sua competência em comandar, enquanto que aos homens dotados apenas de robustez física e pouco intelecto são aptos para obedecer, e essa analogia se estende a relação entre a soberania da cidade e as comunidades que participam dela ...
A partir dessa tendência natural do homem para a vida em comunidade, Aristóteles afirma que o homem é um animal político porque possui em si uma inclinação natural para a vida em comunidade, ou seja, essa animalidade política é natural a ele, pertence a sua natureza.
Quando Aristóteles afirma que ”o homem é um ser político por natureza”, ele quer dizer que por natureza temos necessidade de viver em sociedade e que precisamos desse convívio. E, por reconhecer essa necessidade, cada cidadão deve se responsabilizar pela Polis.
É evidente que o homem, muito mais que a abelha ou outro animal gregário é um animal social. O homem é o único entre os animais que tem o dom da fala. ... Segundo Marx o homem é por natureza um animal social pois ele nao pode ser privado de estar em sociedade.
Já do ponto de vista sociológico, o ser humano é aquele indivíduo que é capaz de viver em sociabilidade com os demais. É um ser social que consegue conviver em sociedade e influenciar ou ser influenciado por determinado comportamento social.
Um dos principais riscos do narguilé está relacionado à queima do tabaco utilizando o carvão, devido aos produtos que são liberados nesta queima, como o monóxido de carbono e metais pesados, que elevam consideravelmente a possibilidade do aparecimento de doenças.
Um estudo realizado pela Universidade de Portland, nos EUA, e publicado no periódico The New England Journal of Medicine, revelou que, por causa de uma substância chamada formaldeído, o vapor desses dispositivos pode ser até 15 vezes mais cancerígeno que a fumaça do cigarro.
O uso do narguilé equivale ao fumo de até 25 cigarros.
No período de consumo destes produtos são introduzidas no organismo mais de 4.
Como qualquer produto derivado do tabaco, o narguilé contém nicotina e 4.
A mistura usada para o fumo do narguilé pode ou não conter nicotina 1. A equivalência de uma sessão de narguilé onde é usado mistura de tabaco, com aroma e sabor, corresponde a 6,5 cigarros regulares, enquanto que se for fumado o tabaco puro, sem aditivos, essa equivalência sobre para o consumo de 70 cigarros 1,3.