A unidade de medida da pressão atmosférica é o hectopascal (hPa), que substituiu a antiga milibar (mb), em homenagem a Pascal, cientista que, pela primeira vez demonstrou a influência da altitude na variação da pressão. O instrumento que mede a pressão é o barômetro, e o que registra é o barógrafo ou o microbarógrafo.
A lógica da pressão na água é a mesma, mas ao invés de colunar de ar, é coluna de água. E, como a água é muito mais densa que o ar, a coluna de água é muito mais agressiva. A cada 10 metros que mergulhamos no mar, aumenta 1 atm de pressão. ... Quando chegamos a 400 metros de profundidade, torna-se necessário um submarino.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia de São Paulo (Socesp), para a maioria das pessoas, a pressão é considerada alta quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).
Usain Bolt
Cão mais veloz atinge 80 quilômetros por hora.
A velocidade da luz é utilizada para definir grandezas como o metro. ... A velocidade da luz mede o espaço percorrido pelas ondas eletromagnéticas a cada segundo. No vácuo, as ondas eletromagnéticas propagam-se com velocidade constante de, aproximadamente, metros por segundo.
Em teste feito nos Estados Unidos, o SSC Tuatara atingiu incríveis 508,73 km/h. Esta foi a velocidade máxima obtida pelo hipercarro nas tomadas de aceleração realizadas na rota 160, rodovia que fica próxima de Las Vegas, no meio no deserto. Porém, a marca não foi validada pelo Guinness World Records.
Lindo, mas isso passa uma ideia absolutamente errada sobre os limites à velocidade: a de que, com tecnologia o bastante, qualquer tipo de barreira cairia. Mas existe uma barreira final: 1,07999 bilhão de km/h, a velocidade da luz.
Se algum objeto pudesse chegar à velocidade da luz, sua massa seria infinita. Nessa situação, seria necessária uma força igualmente infinita para acelerar nosso objeto – mas nem o Universo inteiro tem tanta energia. A luz, claro, só alcança sua estonteante velocidade porque não tem massa.
Um táquion ou taquião (do grego ταχυόνιον, takhyónion, de ταχύς, takhýs, i.e. "rápido", "veloz") é uma partícula hipotética cuja velocidade excede a velocidade da luz (v > c).
A Teoria da Relatividade de Einstein prevê que a energia cinética de um objeto varia com sua massa e velocidade. Portanto, quanto maior a velocidade, maior será a energia acumulada por esse objeto. Caso alguém atingisse uma velocidade que correspondesse a 98% da velocidade da luz, acumularia uma energia de 50 megatons!