Resposta. Bactérias patogênicas são bactérias que podem vir a causar algum tipo distúrbio no ser vivo, no caso ela pode gerar uma DOENÇA. Bactérias não patogênicas são bactérias que não causam distúrbios e consequentemente não causam doenças. Para a nossa alegria, a maioria das bactérias são NÃO patogênicas.
[ Medicina ] Que pode provocar uma doença (ex.: agente patogénico ; microrganismo patogénico ). Grafia no Brasil: patogênico.
Desenvolvimento e origem das doenças e dos mecanismos que as provocaram.
Conjunto de medidas utilizadas com a finalidade de impedir ou diminuir o risco de transmissão de uma doença, a profilaxia é um conceito muito importante dentro das ciências da saúde, consistindo em uma soma de atividades que visam proteger uma população da ocorrência ou da evolução de um fenômeno que seja desfavorável ...
Significado de Platônica Platônica é o feminino de platônico. O mesmo que: casta, ingênua, romântica.
Muito comum na adolescência, mas não menos pungente na vida adulta, o amor platônico é aquele que vive dentro da gente, em segredo, sem que o "objeto de desejo", homem ou mulher, saiba o quanto é desejado. Por vezes, você não conhece o seu amor, aquele por quem nutre o sentimento.
Amor platônico ou Amor platónico na acepção vulgar, a ligação amorosa entre duas pessoas onde não há qualquer tipo de interesse envolvido; sobretudo interesse sexual.
Na filosofia de Platão encontramos a dualidade entre a alma e o corpo. Segundo ele, o ser humano era imortal e essencialmente alma, donde ela pertencia ao mundo inteligível (apreendido pelo intelecto) e não o mundo sensível (apreendido sobre os sentidos).
A Teoria das Ideias ou Teoria das Formas é um conjunto de conceitos filosóficos criado por Platão, na Grécia Antiga. Esta teoria declara que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas, mas substanciais.
Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas: Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento ( a verdade) e metafísica (o ser). Física, entendida como o conjunto de todas as ciências naturais e psicológicas. Ética, o conjunto do comportamento moral.
Platão possuía uma visão negativa da Arte, para ele a arte é MÍMESES (imitação/cópia). A arte é, portanto, uma cópia do mundo sensível e afasta o homem 3 graus da verdade. ... Para ele a arte também é MÍMESIS (imitação/cópia), porém defendia que o elemento da criatividade estimula o intelecto.
Resposta. Resposta: A estética platônica afirma a existência do belo e da mimese, para ele a mimese é uma imitação da realidade, logo os objetos conhecidos pela mente humana são cópias de outros já existentes.
A estética em Platão e Aristóteles A partir da divisão dos dois mundos e da ideia de cópia e originalidade que Platão desenvolve sua crítica à arte. Para Platão o mundo como cópia do real caracteriza, portanto, a distinção, a dessemelhança daquilo existente de maneira original no mundo inteligível.
O objetivo da política, para Platão, é exatamente corrigir essa injustiça. É tornar justo aquilo que é injusto. A concepção política de Platão, segundo Helferich (2006), é basicamente idealista. Ele idealiza uma cidade opulenta e saudável em que cada um atue conforme sua natureza e no momento oportuno.
Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista. ... O idealismo platônico consiste, basicamente, em uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas.
Para Platão a finalidade da política é a felicidade coletiva, enquanto a ética tem por finalidade a felicidade individual. Portanto ética e política tem fins morais. Assim, Platão dividiu a formação política da cidade em três espécies de virtudes baseadas na alma.
O filósofo foi o responsável pela criação do chamado mundo das ideias e das formas, fundando o pensamento metafísico. ... Racionalista, realista, dualista e idealista, Platão é o pai das formas dialéticas da filosofia, ou seja, seus escritos foram fundamentais na história da humanidade.
A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade.
A República
O Mito da Caverna ou Alegoria da Caverna, foi narrado no livro VII da obra mais importante de Platão, “A República”. Nele narra-se o diálogo de Sócrates com seu amigo Glauco a respeito de uma das mais poderosas metáforas imaginadas pela filosofia, em que é descrito a situação geral em que se encontra a humanidade.
Mito da caverna é uma metáfora criada pelo filósofo grego Platão, que consiste na tentativa de explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos e o que seria necessário para atingir o verdadeiro “mundo real”, baseado na razão acima dos sentidos.
O Mito ou a Alegoria da Caverna é uma metáfora utilizada por Platão para explicar a hierarquia do conhecimento e o governo dos sábios. ... Segundo o filósofo, o conhecimento da verdade mais profunda proporcionado apenas pelo raciocínio é a condição fundamental para que um governante tenha uma boa gestão.
Com o mito da caverna, Platão quis dizer que os seres humanos, enquanto “presos” naquilo que estão vendo, estão diante de uma realidade distorcida, criada e imposta para crer como verdade, como, por exemplo, a cultura, notícias, crenças, preconceitos, etc.
O prisioneiro que se liberta e sai da caverna é uma pessoa que está cansada de acreditar naquilo que as pessoas dizem que é verdade e vai atrás da verdade plena. A sair da caverna essa pessoa descobre que aquilo que ele era habituado a ter como verdade era uma grande mentira.
Nos dias atuais vemos isso acontecendo principalmente com política e valores morais. As pessoas acreditam que sua posição política é a única correta e verdadeira e não admitem que outras pessoas tenham pensamentos diferentes. Portanto se fecham e não permitem conhecer e aprender mais.
Resposta: sim, o mito da caverna diz sobre a ignorância das pessoas, é como se as pessoas permanecessem na ignorância ao se prender às informações que são veiculadas nas redes sociais e nos aplicativos.