Alopecia areata, conhecida popularmente como “pelada”, é uma condição caracterizada por perda de cabelo ou de pelos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou em outras partes do corpo (cílios, sobrancelhas, barba, por exemplo). Ela acomete de 1% a 2% da população, afeta ambos os sexos e todas as etnias.
O quanto é normal? Os barbudos possuem entre 10mil e 30mil fios de barba no rosto (no caso de uma barba cheia). O ciclo de vida dos fios é de aproximadamente 36 meses e mensalmente caem aproximadamente 400 fios de barba, o que deve dá aproximadamente 13 fios por dia.
Alguns dos remédios que podem ser prescritos pelo médico para o tratamento da calvície são:
Uma preparação tópica de minoxidil de alta resistência é o tratamento padrão para a alopecia por tração. Um dermatologista também pode recomendar pomada medicamentosa se houver bolhas no couro cabeludo. A alopecia por tração é frequentemente resolvida dentro de seis meses se for tratada e tratada precocemente.
Na maioria dos casos de alopecia traumática, o tratamento consiste na remoção da causa subjacente. As áreas de dano permanente podem requerer implante capilar.
A alopecia por tração é uma condição associada ao tracionamento intenso dos fios. A força excessiva exercida sobre a raiz do cabelo causa seu arrancamento, podendo provocar inflamação ou danos aos folículos e influenciar seu ciclo de vida.
Evitar o estresse do dia a dia pode ser uma forma de prevenir alopecia areata, embora não se saiba exatamente até que ponto isso possa estar relacionado à sua ocorrência.