Pós-modernidade é um conceito que representa toda a estrutura sócio-cultural desde o fim dos anos 80 até os dias atuais. Em suma, a pós-modernidade consiste no ambiente em que a sociedade pós-moderna está inserida, caracterizada pela globalização e domínio do sistema capitalista.
Resposta. Pós-modernidade é o estado ou condição de ser pós-moderno - depois ou em reação àquilo que é moderno, como na arte pós-moderna. A modernidade é definida como um período ou condição largamente identificado com a Revolução Industrial, a crença no progresso e nos ideais do Iluminismo.
A pos-moedrnidade é considerada por muitos estudiosos como um movimento que ditou novos discursos, estilos de vida e formas de conceber o mundo. Quais seriam os principais valores da pos-modernidade? A) Ruptura, verdade, progresso e niilismo.
Resposta: As principais características da modernidade são: a crença na razão, na ciência, no progresso, na liberdade e felicidade. Quanto à pós-modernidade, dentre as características estão: a crítica à modernidade e têm prevalecido ideias como a desconstrução, o relativismo, o niilismo e ecletismo.
Resposta. Resposta: A revolução das tecnologias.
A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo. Ao tratarmos da era moderna, pré-moderna ou ainda a pós-moderna, fazemos referência à ordem política, à organização de nações, à forma econômica que essas adotaram e inúmeras outras características.
O pós-modernismo na Antropologia, segundo bibliografia recentemente produzida nos Estados Unidos, tem como característica principal formular uma crítica ao texto etnográfico clássico, considerando questões como suas condições de produção, o papel do autor, os recursos retóricos utilizados e a ausência, no texto, de uma ...
Primeiro momento da antropologia como etnografia: O método etnográfico é um estudo e registro descritivo das características culturais de um determinado grupo social. ... A década de 20 é um marco na história da antropologia social e cultural. Pode-se considera- lá como o “período clássico” da antropologia.
1) Escreva sobre a crítica da autoridade etnográfica segundo os autores pós-modernos em Antropologia. Resposta: Para os pós-modernos, a produção do texto antropológico envolve sempre uma descrição e uma narração sobre o Outro que, em geral, não dá voz a ele. É o antropólogo que fala por ele.
O paradigma da modernidade assenta em dois pilares, o da regulação constituído pelos princípios do Estado, do mercado e da comunidade”[...] e “o pilar da emancipação constituído pelas três lógicas de racionalidades definidas por Weber: estético-expressiva das artes e da literatura, a racionalidade cognitivo.
Com finalidade didática, alguns historiadores convencionaram denominar de Idade Moderna o período histórico que começou com a Queda do Império Bizantino, em 1453, derrubado pelos turcos-otomanos, e terminou com a Revolução Francesa, em 1789.
Cronologicamente, a Idade Moderna começou com a conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453 e se encerrou com a tomada da Bastilha em 1789.
Politicamente a Idade Moderna ficou caracterizada principalmente pela criação dos Estados Nacionais na Europa. Foi nesse processo que surgiram as monarquias nacionais, criando estruturas políticas e administrativas centralizadas, em contraste à descentralização predominante na Idade Média.
Durante a Idade Moderna houve o fortalecimento das monarquias, a colonização e exploração das terras descobertas pelos europeus, sobretudo, América e África, e o desenvolvimento econômico a partir do comércio marítimo. Foi nessa fase da História do Ocidente que a burguesia comercial se consolidou na Europa.
A Idade Contemporânea é uma época da História que tem início em 1789 (começo da Revolução Francesa) e que se estende até os dias atuais. - Consolidação do capitalismo como sistema econômico. - Desenvolvimento industrial. ... - Globalização da economia a partir de meados do século XX.
Iniciada com a Revolução Francesa, a Idade Contemporânea é caracterizada como o período de expansão do capitalismo a todo o globo. Idade Contemporânea é uma divisão cronológica da História, compreendendo o período entre o início da Revolução Francesa, com a queda da Bastilha em 14 julho de 1789, até os dias atuais.
Assim como a Idade Moderna, simbolicamente, teve início com a conquista de Constantinopla pelos turcos-otomanos em 1453, a Idade Contemporânea teve seu marco inicial simbólico com a irrupção da Revolução Francesa em 1789.
Um grande acontecimento na passagem da idade Moderna para a idade contemporânea foi a Revolução Industrial.