1 – Proteção do profissional O jaleco surgiu no final da Idade Média para proteger os médicos europeus da peste bubônica. Na época era feito de tecidos escuros. Já no século 19 os jalecos brancos conquistaram lugar de destaque, pois neles era mais fácil ver a higiene.
Hipóteses defende que a frieza dos médicos surge da necessidade de lidar com o sofrimento humano diariamente. Currículo da Unicamp busca resgatar empatia.
Geralmente, os uniformes destinados ao uso em açougue são de cor clara para que as manchas de resíduos alimentares sejam facilmente identificadas para que, então, as peças sejam trocadas com regularidade. ... Sobre o restante do uniforme, segue a regra da cor: calça e camiseta na cor branca e de tecido resistente.
Os serviços de odontologia começaram no Brasil vindo da Grécia antiga, assim como a medicina. Como os cuidados com a boca não eram separados do resto do corpo, foi incorporado o uniforme branco a todos que cuidavam da saúde. Para os gregos, vestes brancas transmitiam a pureza espiritual necessária para tratar alguém.
Os Equipamentos de Proteção Individual para açougue
No Candomblé o uso da cor branca além de representar a pureza e resguardar os Omo Òrìsá (filhos dos Orixás) de coisas ruins, é também usada em sinal de respeito à importância hierárquica de Òsàlá.
Uma das diretrizes passadas pelo Caboclo foi a necessidade do uso de roupas brancas pelos trabalhadores dessa religião. ... Para a Umbanda, portanto, o branco carrega consigo o sentimento de paz espiritual, assepsia, calma, serenidade e outros valores de elevada estirpe.
Na cultura ocidental, a cor branca tem uma conotação de pureza e paz. Ela pode trazer sensação de tranquilidade, conforto mental e espiritual e simboliza a bondade. Acredita-se que ela ajuda a limpar a mente, clarear as emoções e pode acalmar. Porém o excesso de branco, pode dar sensação de vastidão, frio e solidão.
Chamado de Senhor da criação, tudo de Oxalá é branco, representando assim a pureza e a ética moral da qual Oxalá é revestido. Desta forma, além de representar a pureza, o branco também é usado em sinal de respeito à importância hierárquica de Oxalá no principio criador.
Em todos os centros espíritas predomina entre os médiuns a roupa branca que simboliza Oxalá, pai de todos os Orixás e seres humanos. Desde tempos mais remotos, a cor branca foi usada para representar a paz e a fraternidade. ... Também a cor branca nos dá a sensação de limpeza, beleza, paz, harmonia.
Oxalá
Saudação: Oxalá yê, meu pai! ou Exê Babá! – significa: O Sr.
significado. *Êpa Babá* = saudação ao Orixá Oxalá significando: olá, com admiração e espanto, ao ancestral dos ancestrais. ... = saudação ao Orixá Ogum, significando salve Ogum.
Símbolos. Saudação: Epahhey ,Oia! Dia: Quarta-feira. Cores: Marrom, vermelho, rosa e branco.
É dono do Owó odó (mão de pilão) e usa a Idà (espada). Sua saudação é: "Epà Bàbá!".
Os Eres gostam de caruru, galetos assados, doces e bolos. Sua saudação é Ere mi!!
Okê arô! Esta é a saudação a Oxóssi, ou Edé, orixá caçador que manifesta-se pela fauna e flora do planeta. Okê é monte e Arou é um título honroso dado aos caçadores.
Ogun (Ògún) é o temível guerreiro, violento e implacável, deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia; protetor do ferreiros, agricultores, caçadores, carpinteiros, escultores, sapateiros, talhantes, metalúrgicos, marceneiros, maquinistas, mecânicos, motoristas e de todos os profissionais que de alguma forma lidam com ...