Fazer fogo para gerar calor e luz tornou possível às pessoas cozinhar alimentos, aumentando a variedade e disponibilidade de nutrientes. O calor produzido também ajudou as pessoas a manterem-se aquecidas no frio, permitindo-lhes sobreviver em climas mais frios. O fogo também manteve predadores noturnos afastados.
O controle do fogo pelos primeiros seres humanos foi um ponto de virada no aspecto cultural da evolução humana. O fogo forneceu uma fonte de calor, proteção e um método para cozinhar alimentos.
O fogo foi utilizado para iluminar o interior das cavernas, espantar animais silvestres e assar a carne dos animais caçados. As relações sociais solidificaram-se, pois os grupos reuniam-se em torno da fogueira.
Até hoje, o fogo é a principal fonte de energia do ser humano, praticamente metade do gasto de energia mundial, sendo usada para produzir energia elétrica e aquecimento.
Sem a descoberta do fogo o ser humano jamais teria conseguido desenvolver a culinária e nem preparar pratos sofisticados, de modo que não teria acesso a alimentos (como carnes) que permitiram o desenvolvimento do cérebro humano, de modo que, sem o fogo, nossa espécie não seria a mesma.
Ponto de Combustão: temperatura onde a quantidade de vapores já é suficiente para manter o processo da queima. Ponto de Ignição: temperatura onde a quantidade de vapores inflamáveis já é tão intensa que pega fogo só pelo contato com o oxigênio. Exemplo; ferro de passar.
Métodos de Extinção do Fogo – Combate a Incêndio