Daqui a cerca de quatro bilhões de anos a nossa galáxia, Via Láctea, entrará em um processo de fusão com a Galáxia de Andrômeda, que atualmente está a 2.
As colisões acontecem pois o Universo está continuamente em uma rápida expansão. ... Esta incrível colisão que ocasionou a fusão destas quatro galáxias foi descoberta pelo Telescópio Espacial, na ocasião de uma prospecção. As quatro galáxias se transformaram em uma única estrela, onde existe pouco gás.
O espaço intergaláctico é o ambiente físico entre galáxias. Os grandes espaços entre aglomerados de galáxias são chamados de vazios. Circundando e se estendendo entre as galáxias, há plasma rarefeito organizado em estrutura filamentar. Esse material constitui o meio intergaláctico (intergalactic medium; IGM).
O disco é constituído por bilhões de estrelas, poeira e gases, sendo responsável por definir o formato de espiral. O bojo fica na região central, é circular e contém estrelas mais velhas, de cor avermelhada. Já o halo tem aglomerados de estrelas muito antigos, que envolvem toda a Via Láctea.
É realmente possível enxergar a Galáxia de Andrômeda sem os instrumentos específicos. O máximo que você verá com o olho é uma forma oval desbotada e indistinta. Quando tiver localizado a região do céu onde a Galáxia está localizada, certamente será mais fácil encontrá-la com um binóculo ou um telescópio.
A galáxia de Andrômeda O objeto mais distante que é possível de se observar à vista desarmada, é uma grande galáxia que junto com as duas anteriores também faz parte do grupo local.
Ascensão Reta 0h 42m 44s | Declinação +41° 16′ 9″
A galáxia de Andrômeda (Messier 31, NGC 224) é uma galáxia espiral localizada a cerca de 2,54 milhões de anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Andrômeda.
A galáxia conhecida como Via Láctea, na qual está localizado o Sistema Solar, navega pelo Cosmos ao lado de duas nebulosas espirais menores – galáxias-satélites -, denominadas Nuvens de Magalhães. ... Ambas podem ser visualizadas a olho nu no Hemisfério Sul, entre a Linha do Equador e o Polo Sul.
A Via Láctea enche o céu com milhares de estrelas e é tão grande que pode ser vista a olho nu. Vá para um lugar escuro e isolado. Se você estiver no hemisfério norte, olhe para o sul. Caso você esteja no hemisfério sul, basta olhar para cima.
Toda a matéria e toda a energia existente constituem a nosso universo. O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea.
Resposta: Nosso planeta Terra localiza-se no Sistema Solar, na Vizinhança Interestelar, dentro da Via Láctea, que é apenas uma galáxia do Grupo Local, localizado no Aglomerado de Virgem, dentro do Superaglomerado Laniakea, no Universo.
A Via Láctea fica mais visível em quase toda sua extensão no hemisfério sul do planeta. Isso não impede que você tente fotografá-la no norte, mas a galáxia só estará à vista da metade ao sul do céu, enquanto no hemisfério sul ela se espalha sobre toda a cabeça.
Existem provavelmente cerca de 2 trilhões de galáxias no universo observável, contendo mais estrelas do que grãos de areia no planeta Terra. Em sua maioria elas possuem de 1 000 a 100 000 parsecs de diâmetro e são separadas por distâncias da ordem de milhões de parsecs.
M83
MACS J1149 Estrela Lensada 1 - também conhecida como Icarus, MACS J1149 Estrela Lensada 1 (LS1) e MACS J1149 + 2223 Estrela Lensada 1 - é uma antiga supergigante azul e a estrela mais distante até agora detectada, situando-se a 9 bilhões de anos-luz da Terra (desvio vermelho z = 1,49). Foi descoberta em abril de 2018.
A Via Láctea
Andrómeda
A Via Láctea exibe braços espirais. Sendo Perseu, Sagitário, Centauro e Cygnus os braços principais. O nosso sistema solar está localizado em um braço chamado Orion. O nosso Sol se encontra a 26.
Vocábulo derivado do grego gala: "leite". Pela aparência leitosa que tem a nossa galáxia, os gregos a chamavam de galaxias kuklos, ou "círculo branco como leite": da mesma forma como os romanos a concebiam como uma imensa estrada luminosa, a que chamaram de Via Láctea (da mesma origem que os termos leite e laticínio).