Behaviorismo é uma teoria psicológica que objetiva estudar a psicologia através da observação do comportamento, com embasamento em metodologia objetiva e científica fundamentada na comprovação experimental, e não através de conceitos subjetivos e teóricos da mente como sensação, percepção, emoção e sentimentos.
A idéia central do behaviorismo é basicamente formulada como a possibilidade de existir uma ciência do comportamento. ... E na última metade do século XIX, tornou-se comum chamar a psicologia de “ciência da mente”. Como método, os psicólogos propuseram a introspecção inicialmente para estudar a mente.
A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.
O conhecimento mecânico consiste na incorpo- ração de conceitos isolados. O significativo, por sua vez, é o conhecimento em rede com muitos conceitos (unida- des de conhecimento) interligados.
Mediante estudos e explanações, podemos dizer que a teoria da assimilação de David Paul Ausubel (1989), ou teoria da aprendizagem significativa, é uma teoria cognitivista e procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento.
O sistema educacional clássico, em sala de aula, pode ser modelizado pela relação entre três elementos: o professor, o aluno e o conteúdo a ser aprendido.
O processo de aprendizagem se dá de forma contínua, gerando novos conhecimentos e até mesmo para adquirir novas habilidades. A aprendizagem organizacional acontece no âmbito individual, portanto, acontece de acordo com o subjetivo de cada um e a forma como ele lida com as experiências cotidianas.