Max Bill, ex-aluno da Bauhaus, fundou, em 1951, a Hochschule für Gestaltung Ulm, ou Escola Superior da Forma de Ulm, onde foi diretor de 1953 a 1956. A escola surgiu no fim da Segunda Guerra mundial, em que a Alemanha tentava fortalecer seus referenciais como qualidade, superioridade e idealizadora de tecnologia.
Buscava um padrão único de design, educação, política e pedagogia, todas utilizando de muita democracia. Por se basearem e buscar recuperar os padrões da Bauhaus, compartilhava dos mesmos ideais de como lecionar, como ter política e como agir socialmente.
A Hfg–Ulm buscava um novo projeto democraticamente inspirado onde conceitos como educação, política, pedagogia e design fossem únicos no mundo. ...
O movimento "Gute Form" por exemplo, defendia um design que não fosse descartável, que desse aos produtos uma duração de muitas décadas, como os eletrodomésticos Braun, conhecidos pela sua elevadíssima qualidade e durabilidade.
A Bauhaus revolucionou o design moderno ao buscar formas e linhas mais simples, definidas pela função do objeto [1]. A recomendação era que os objetos criados fossem desenhados tendo como meta serem produzidos rapidamente e com baixo custo.