Energia de ativação é a energia mínima para que uma reação química possa ocorrer, ou seja, é um dos fatores determinantes para a ocorrência de uma reação, juntamente com o contato e a colisão favorável entre as moléculas dos reagentes.
A energia dos reagentes é a energia do patamar mais a esquerda do diagrama, ou seja, 21 kcal. 2. A energia dos produtos é a energia do patamar mais a direita, ou seja, 13 kcal. ... A ∆H da reacao é a diferença entre a entalpia dos produtos e a dos reagentes.
1) A função do complexo ativado é de intermediar as reações químicas e originar os produtos de reação a partir dos reagentes.
Já a energia do complexo ativado é mostrada no gráfico, é a energia necessária para o complexo ativado ser formado, que é o ponto mais alto, isto é, 100 kJ/mol.
As substâncias catalisadoras conseguem diminuir o tempo de ocorrência de determinadas reações químicas porque elas diminuem a energia de ativação. Os catalisadores são substâncias capazes de acelerar uma reação sem sofrerem alteração, isto é, não são consumidas durante a reação.
Portanto, a energia de ativação é a menor energia necessária que se deve fornecer aos reagentes para a formação do complexo ativado, resultando na ocorrência da reação.