A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.
A EDUCAÇÃO FÍSICA promove a saúde pela prática esportiva e condicionamento físico. ... Entre seus objetivos de pesquisas, destacam-se estudos de saúde de trabalhadores e saúde pública, práticas especiais para pessoas com deficiência, biomecânica do esporte (que analisa a locomoção do corpo), entre outros.
Mas foi somente em 1961, com a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), criada para definir e regularizar a organização da educação brasileira com base nos princípios da Constituição Federal, que a educação física se universalizou e se consolidou como disciplina.
Com a criação dos chamados Sistemas Nacionais de Ensino, a Ginástica, nome primeiro dado à Educação Física, teve lugar como conteúdo escolar obrigatório apresentando-se neste momento de uma forma bem abrangente naquilo se refere a conteúdos e finalidades. (Soares, 1996).