Para a natureza, as consequências da chuva ácida são a destruição da cobertura vegetal, acidificação dos solos e das águas de rios e lagos. ... Quando a acidificação atinge o solo e as águas de rios e lagos, os seres vivos que habitam esses locais são afetados.
Consequências da chuva ácida
Usar transportes colectivos. Utilizar fontes de energia menos poluentes - energia hidroeléctrica, geotérmica, das marés, eólica, nuclear, embora esta última cause preocupações em relação a possíveis acidentes. Purificar os escapes dos veículos - utilizar gasolina sem chumbo e adoptar um conversor catalítico.
Resposta. A água da chuva é naturalmente ácido por conta das moléculas presente na atmosfera, como o CO2, NO2 e SO2, que quando reagem com a água formam os ácidos H2CO3, HNO3 e H2SO3, respectivamente, ác. carbônico, sulforoso e nítrico.
Normalmente, o pH de uma chuva considerada "normal" é em torno de 5,6. A água corrente possui pH 6,8, e a água pura pH próximo ou igual a 7. Para ser considerada ácida, a chuva deve possui pH inferior a 5,5.
Há também um grande aumento do desmatamento e queimadas de florestas, o que também libera CO2. ... Porém, o aumento da produção do gás CO2 pelo ser humano tem feito com que mais radiação solar seja absorvida, aumentando a temperatura da Terra, o que resulta no chamado aquecimento global.
Resposta. O aumento do aquecimento global é causado por gases poluentes que também aumentam o efeito estufa e podem causar buracos na camada de ozônio. O aquecimento global também aumenta o nível do mar por conta do derretimento das geleiras causando alterações do clima.
Escassez de água potável, aumento das inundações e do nível do mar, além da insegurança alimentar, serão consequências das mudanças climáticas. ... Extinção de várias espécies, derretimento das geleiras e aumento do nível do mar são apenas algumas das consequências desencadeadas pelo aumento da temperatura global.
1) O tema do texto são as mudanças climáticas causadas pela interferência do homem na natureza, principalmente no que se refere a emissão de CO2, o gás carbônico.
É um processo de aumento da temperatura global, causando alteraçoes nos níveis dos oceanos e na atmosfera. O aquecimento global causa uma espécie de desmantelo no planeta, altera os níveis das águas, causa seca, chuva em excesso, enchentes, alagamentos, derretimento das geleiras, furacões etc etc.
O aumento da temperatura da Terra pode trazer consequências diversificadas e complexas para o planeta, além de danos irreversíveis para a humanidade. Alguns efeitos do aquecimento global já podem ser percebidos, como a redução das geleiras, ondas de calor intensas e elevação do nível dos oceanos.
Entre as consequências do aquecimento global estão o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade. ... As consequências do aquecimento global são diversificadas e complexas, podendo gerar danos irreversíveis à humanidade.
O aquecimento global é o processo de mudança da temperatura média global da atmosfera e dos oceanos. O acúmulo de altas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera bloqueia o calor emitido pelo sol e o prende na superfície terrestre, aumentando a temperatura média da Terra.