15.
Antes de se tornar um grande profeta, a profissão de Jeremias era a de camponês; ele veio de uma família que possuía laços com a religião e o trabalho sacerdotal e, ao mesmo tempo, com o campo e a agricultura.
655 a.C.
O sumo sacerdote no reinado de Josias (1Cr 6:13; Ed 7:1). A ele, aos sacerdotes e os levitas que tinham o comando das portas, foi confiada a purificação do templo em Jerusalém (2Rs 23:5).
Reflete-se sobre o cativeiro do povo judeu na Babilônia, que teria durado cerca de setenta anos, segundo a Bíblia, tendo por recorte temático a escravidão, dotada de significado diverso na Antiguidade.
Nascido em uma família judaica de alto nível, o jovem de 18 anos, hebreu da tribo de Judá, foi levado pelo rei Nabucodonossor, para a Babilônia, e onde estudou a cultura dos caudeus por 3 anos e teve seu nome mudado para Beltessazar.
(em babilônio: Bâb-ilim ou Babil, 'porta de Deus'), uma das cidades mais importantes da Antigüidade, cuja localização é assinalada, atualmente, por uma região de ruínas a leste do rio Eufrates, a 90 km ao sul de Bagdá, no Iraque.
Quais qualidades especiais Deus concedeu somente a Daniel? Inteligência de advogar as causas impossíveis do rei. Inteligência de interpretar sonhos e NÃO contar ao rei. Em que ano do reinado de Nabucodonosor este teve um sonho revelado e interpretado por Daniel, segundo o relato do próprio Daniel?
Produtos industrializados, café, energéticos, carne de qualquer animal, ovos, laticínios, açúcar e outras bebidas com álcool são barradas. As regras foram baseadas no Livro de Daniel, do Antigo Testamento.
Seria lançado na fornalha ardente. O que o Rei Nabucodonosor fez após sua tentativa frustrada de lançar Daniel e seus companheiros na fornalha ardente? ... Fez um decreto para as pessoas adorarem ao Deus de Daniel. Ficou muito irritado e bolou outro plano para lhes tirar a vida.
Sempre abrir. O livro de Daniel faz parte do Velho testamento, e sua autoria é atribuída a ele próprio “No primeiro ano de seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros, que o número de anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos” (Dn 9:2).
Assim é como o Livro de Daniel expõe os princípios de acordo com os quais operam a sabedoria, o poder e a autoridade de Deus através da história das nações, para o cumprimento final do propósito divino. "Deus engrandeceu a Babilônia para que pudesse cumprir seu propósito".
O conteúdo do livro se divide em duas partes. A primeira são histórias a respeito de Daniel e dos seus três companheiros, que estavam vivendo na Babilônia, para onde haviam sido levados como prisioneiros pelo rei Nabucodonosor.