EQST

Em Que Tipo De Ambiente Os Paramcios Vivem?

Em que tipo de ambiente os paramécios vivem?

O corpo das paramécias é coberto de cílios simples, mas o sulco oral (a "boca") contém pequenos cílios orais compostos, que são típicos da ordem Peniculida. As paramécias habitam em ambientes de água doce, salobra e marinha, e também são facilmente encontradas em poças d'água e em locais com água parada.

Qual é a doença causada pelo Paramecium?

Porém o paramecium não causa nenhuma doença. A sua característica mais marcante é a presença de cílios por toda a membrana celular. Além disso possuem um vacúolo alimentar que auxilia tanto na osmorregulação quanto na alimentação.

Por que protozoários de água doce como o Paramécio E a ameba não explodem apesar de serem Hipertônicos em relação a água doce que é o ambiente onde estão?

Resposta: a) Os protozoários de água doce, por serem hipertônicos em relação ao meio externo, recebem influxo constante de água por osmose, para não "explodir" possuem vacúolos pulsáteis, responsáveis pela eliminação do excesso de água.

Por que os vacúolos Pulsáteis são geralmente?

Resposta. Porque esses organismos vivem em meio hipotônico em relação ao seu meio intracelular, o que promove a entrada de água na célula por osmose. Os vacúolos contráteis são responsáveis por armazenar essa substância e, em seguida, pulsar, 'expulsando-a' do interior celular.

O que aconteceria se os protozoários de água doce não tivessem os vacúolos contráteis?

Resposta. As suas células absorveriam água por osmose e explodiriam, por não ter os vacúolos para armazenar e depois eliminar.

Qual a função do vacúolo contrátil nas Euglenophyta?

Além disso, possuem também um vacúolo contrátil. Essa estrutura é responsável por remover a água em excesso do interior das euglenas, sendo de fundamental importância, pois caso a célula absorva muita quantidade de água e não a elimine, pode ocorrer o seu rompimento.