O guaraná em pó é utilizado como estimulante do sistema nervoso central e energético. Ele é composto basicamente por cafeína e teobromina – substância presente no chocolate. Portanto, não faz mais mal do que uns cafezinhos ou umas trufas, nada que se compare a estimulantes mais nocivos, como a cocaína.
A substância ajuda no combate às inflamações. “Ele [o ácido elágico] é bom para defesa e proteção contra doenças crônicas. Ajuda no rejuvenescimento celular e é bom para a pele”, diz. A casca e o suco da romã têm uma boa ação estrogênica e são indicados para mulheres que estão com sintomas de menopausa, diz Karin.
Benefícios da romã para a saúde
O chá de cascas de romã é um excelente remédio caseiro para aliviar a dor de garganta persistente, pois essa fruta possui propriedades anti-inflamatórias que desinflamam a garganta e diminuem sintomas, como as dores, o aparecimento de pus e dificuldades para comer ou falar.
Chá de casca de Romã A casca da romã é a parte mais anti-inflamatória da fruta, sendo importante no processo de emagrecimento porque ajuda a melhorar a produção hormonal e fortalecer o sistema imunológico, além de deixar a pele mais hidratada, rejuvenescida e sem celulites.
Contém vitaminas do complexo B, como ácido pantatênico, ácido fólico e piridoxina, além de vitamina K e minerais como cálcio, cobre e manganês. É uma boa fonte de potássio, vitamina C e fibras, assim como vitaminas e minerais.
Considerada a fruta da sorte e do amor, romã é rica em vitaminas e minerais. Algumas pessoas dizem que ela traz dinheiro, outras, que é a fruta do amor. Mas os benefícios da romã vão muito além das superstições. Ela é rica em vitamina A e em vitaminas do complexo B, além de ser uma excelente fonte de ferro e cálcio.
A primeira coisa que tem de ver é a cor da casca: uma cor vermelha intensa revela que está madura, ao passo que um tom mais esverdeado indica o contrário. O segundo sinal: o peso. Uma romã pronta a ser comida pesa mais do que uma que ainda não esteja madura.
Quando colher: De setembro a novembro, quando o fruto adquire o seu peso (180-350 g) e cor característicos, mais ou menos 5-7 meses depois da floração.
Causador. Os sintomas da mancha de alternaria e da podridão do fruto podem ser desencadeados por muitos fungos da família Alternaria, mas a principal causa é o Alternaria alternata. ... O fungo cresce dentro do fruto da romã, que apodrece e não é mais comercializável.
"Some-se que a romãzeira sofre muito com a incidência de antracnose durante a florada, doença que impede o pegamento dos frutos", acrescenta. Ainda é necessário, segundo ele, observar a presença de insetos polinizadores, responsáveis por um melhor pegamento das flores.
Para conservar durante algumas semanas, as romãs devem-se guardar num local fresco. Caso seja necessário preservar durante mais tempo, podem-se extrair as suas sementes e conservar no frigorífico ou até mesmo congelar.
Além de possuir benefícios nas sementes, a casca da romã não deve ir para o lixo. Usada para fazer chá, a casca é conhecida por ser um antibiótico natural contra infecções na garganta, pois possui igualmente propriedades anti-inflamatórias.
Modo de preparo
Na pele a romã é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce como a flacidez cutânea, perda da elasticidade, rugas e manchas. E aumenta o fator de proteção do filtro solar que você aplica na pele .
Modo de fazer Corte a romã em 4 partes e mergulhe na água (as sementes vão se soltar mais facilmente da pele e da casca). Bata as sementes no liquidificador com a água e a uva passa. Coe e beba em seguida.
Para ter os benefícios da romã, pode-se consumir tanto a fruta fresca quanto o seu suco, sendo também muito importante consumir o chá feito a partir da sua casca, que é a parte do fruto mais rica em antioxidantes.