Foi criada em 1949 no contexto da Guerra Fria entre EUA e URSS, tendo como objetivo principal proteger cada um dos membros de ataques militares de outros países. Um ataque a um dos membros da OTAN era considerado como um ataque a todos os demais membros.
A Otan é uma aliança político-militar entre Estados Unidos, Canadá e países europeus e serve, principalmente, para defesa coletiva dos Estados-membros. Foi fundada em 1949 durante a Guerra Fria — e o maior objetivo, na época, além da proteção mútua, era inibir o avanço do bloco socialista no continente europeu.
Na década anterior, a de 1990, a OTAN exerceu o papel central no ataque militar durante a Guerra dos Balcãs, mostrando que sua função de braço militar das principais potências capitalistas não se restringia ao contexto da Guerra Fria.
4 de abril de 1949, Washington, D.C., EUA
Cada superpotência visava proteger seus regimes político-ideológicos e expandir a área de influência. Sendo assim, alguns tratados e alianças internacionais foram estabelecidos por esses países, como, por exemplo, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
A Guerra Fria teve fim com a dissolução da União Soviética que ocorreu em 26 de dezembro de 1991. O fim da URSS foi resultado da grande crise econômica e política que atingiu aquele país a partir da década de 1970.
Os historiadores atribuem dois acontecimentos importantes para o fim da Guerra Fria: a queda do Muro de Berlim, em 9 novembro de 1989 e o fim da União Soviética, em 1991. ... A queda do Muro de Berlim foi o marco visível que simbolizou o fim dos regimes socialistas no Leste europeu.
Resposta. O fim da guerra fria foi marcado principalmente pela queda do muro de Berlim e pela crise socialista. Acontecendo reformas na união soviética, comandada por Gorbachev que implementou a Glasnost (reformas políticas priorizando a liberdade) e a Perestroika (reestruturação econômica).