Netiqueta é o conjunto de boas maneiras e normas gerais de bom senso que proporcionam o uso da internet de forma mais amigável, eficiente e agradável. É importante ressaltar que em alguns casos, o descumprimento dessas regras pode significar a perda de grandes oportunidades.
Netiqueta – mensagens
As 20 principais regras de etiqueta para uso na internet:
6 regras fundamentais para um uso seguro da internet:
8 dicas para garantir a segurança na internet
Segurança online: 10 coisas que você nunca deve fazer na internet
Na Internet, não pode ser diferente. ... 100 O que chamamos de Netiqueta nada mais é que o conjunto de normas de conduta usadas no cotidiano para conduzir melhor as relações humanas na Internet, tendo em vista o respeito aos direitos e aos deveres de cada um com suas diferenças.
“Pode-se definir netiqueta como o conjunto de regras de comportamento de interação em ambientes virtuais. ... Em linhas gerais, a netiqueta refere-se a regras e boas práticas para a convivência virtual levando em consideração sempre a ética e o respeito pelo outro.
O termo “netiquette” foi criado pela norte-americana Judith Kallos, uma consultora do wordpress, em 1988 (Artigo Netiqueta). ... A netiqueta não é só um padrão de etiqueta, pois também configura um conjunto de princípios éticos para os usuários da rede mundial de computadores.
Embora a netiqueta não seja formalizada, o seu uso possibilita que o espaço da internet seja menos desordenado. Essas regras colaboram para que haja um ambiente mais harmonioso entre os usuários na medida em que eles demonstram o devido respeito uns pelos outros.
Alguns estudiosos acreditam que a Internet foi um marco importante e decisivo na evolução tecnológica. Isso porque ultrapassou barreiras ao aproximar pessoas, culturas, mundos e informações. ... Hoje em dia, a Internet é utilizada mundialmente como ferramenta de trabalho, diversão, comunicação, educação, informação.
O papel da internet mudou nossas vidas radicalmente desde seu início até hoje. ... Ao mesmo tempo, com a internet excedendo os limites do PC, cada vez mais as empresas incrementam a sua presença online de diversas maneiras: redes sociais, e-commerce etc, uma vez que a participação das pessoas na rede continua crescendo.