A proveta é um tubo cilíndrico com base e aberto em cima, que pode ser fabricado com plástico ou vidro. Sua principal característica é a presença de medidas em toda a sua extensão. É utilizada para medição de volumes de líquidos, com baixa precisão. Sua graduação pode ser variada, assim como sua altura.
Condensador: é um trocador de calor semelhante a um evaporador mas ligeiramente maior e também pode ser uma serpentina aletada, trocador de calor de placa ou conjunto de tubos. Trica energia entre o ar externo (ou água) soprado pelos ventiladores e o refrigerante na forma de gás quente descarregado pelo compressor.
Além de ser sensível a água, o aparelho de ar-condicionado deve ter cuidado redobrado em dia de chuva devido a potenciais quedas de luz. Ademais, se a sua condensadora (parte externa do aparelho) fica exposta a qualquer clima, repense o local onde ela está instalada. ... Não ligue o aparelho assim que a chuva passar.
O condensador é um trocador de calor. Localiza-se na parte frontal do veículo, junto ao radiador. O condensador arrefece o gás refrigerante, que foi aquecido pelo compressor, passando do seu estado gasoso para o líquido num processo de condensação.
A principal diferença está na descarga do ar, sendo que a condensadora quadrada, a descarga é horizontal e na condensadora redonda, a descarga é vertical. Essa diferença pode ser fundamental para a instalação, então é a premissa básica na hora de escolher o modelo ideal.
É como se fosse uma espécie de bombeamento de calor (carga térmica, no jargão do setor de ar-condicionado): o evaporador retira o calor do ambiente, deixando-o mais frio, e o condensador joga esse calor para fora (a mesma coisa acontece na geladeira).
Por ser vertical, a dissipação do ar quente nas condensadoras circulares torna-se mais eficiente. Pois evita, por exemplo, acidentes com ar quente em crianças e animais; As condensadoras barril são até 30% mais leves que os modelos quadrados, o que facilita a manutenção e instalação.
O ar condicionado split Springer UP! traz a menor condensadora do mercado - com economia de até 90% no espaço de instalação. Apresenta display digital que indica a temperatura de operação e pode ser desligado para a luz não interferir no sono.
As partes do ar-condicionado split são: Na unidade interna (evaporadora): entradas e saídas de ar (também chamadas de aleta do ar-condicionado) e display. Na unidade externa (condensadora): saídas de ar. Partes de intermédio entre as duas unidades: tubulação de interligação e mangueira de escoamento.
De modo geral, todo split é composto por dois componentes principais: a condensadora e a evaporadora. A parte externa é a condensadora, que rejeita para o meio exterior o calor absorvido no local a ser resfriado. Já a parte interna é a evaporadora, que libera o ar frio no ambiente aclimatado.
A unidade condensadora deve ser instalada em um ambiente ventilado permitindo a entrada de ar fresco para o condensador. Por isso, evite locais enclausurados, próximo a paredes, fontes de calor ou de outros sistemas.
Evite locais fechados, confinados, sem circulação de ar, como interior de telhados e áreas de serviço. Não direcionar a descarga de ar da condensadora para uma parede ou obstáculo. Respeitar os limites mínimos de espaço da unidade com as paredes, que geralmente é de 30 cm no mínimo.
O ideal é prever a instalação do ar condicionado split antes da construção, para já passar os fios e o dreno dentro das paredes. É o que se chama de “preparo para o ar condicionado”. Assim, na hora de instalar, basta colocar as duas peças externas, que são a evaporadora e a condensadora.