A Bandinha Rítmica desenvolve nas crianças a socialização por meio de músicas, brincadeiras e dança, fazendo com que o aluno observe o som e o silêncio de forma natural. A intenção é fazer a criança ter contato com a arte naturalmente por meio de estímulos.
Conjunto contendo 19 instrumentos musicais objetivando proporcionar atividades envolvendo ritmo, música, expressão verbal, favorecendo a capacidade de fixar atenção, concentração, socialização e expressão de sentimentos.
A música em suas inúmeras formas quando utilizada em sala de aula, desenvolve diferentes habilidades como: o raciocínio, a criatividade, promove a autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética, além de desenvolver a linguagem oral, a afetividade, a percepção corporal e também promover a socialização.
A música para bebê ajuda no desenvolvimento porque os sons estimulam a audição e a fala. Além de contribuir para esses sentidos, as harmonias ajudam no desenvolvimento sensorial, intelectual e motor. ... A música faz com que a criança também se expresse dessa forma, como uma resposta ao som que está escutando.
A música serve para diversos fins humanos e sociais e, assim sendo, nem todas as músicas têm a mesma função, visto que ao longo da história da humanidade as músicas ligaram-se com rituais, com a cultura, tradições, festas, ritos e diversos momentos dos povos.
O momento de ouvir música pode ser acompanhado por muito carinho e amor! Dessa forma, mamãe e papai se aproximam do bebê, aumentando o vínculo de afeto com ele....
A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.
Já comentamos aqui que a música tem influência direta na melhora do desempenho físico. Afinal, ela é importante aliada na hora de garantir mais disposição e entusiasmo. Ao mesmo tempo, determinadas trilhas sonoras são utilizadas para relaxar e para garantir mais concentração no trabalho.
Capaz de aumentar a autoestima, a música também tem influência direta no comportamento dos indivíduos de uma sociedade. Ela pode fazer com que pessoas se sintam mais confortáveis com a maneira que se vestem, cuidam da aparência, falam, e também como a forma que expõem, e lidam com os sentimentos.
A função social da música envolve a educação, a informação e o entretenimento. Em que a música realiza o estímulo da percepção, da sensibilidade, da cognição, da expressão, e da criatividade. Além de possibilitar a reinserção de pessoas na comunidade.
A música é umas das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia. A linguagem musical é um excelente meio para odesenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima, além de poderoso meio de interação social. A criança desde cedo ela estabelece comunicação através de gestos e sons.