As três regiões superiores compreendem 24 vértebras e são classificadas em: cervicais (7 vértebras), torácicas (12 vértebras) e lombares (5 vértebras), de acordo com a zona em que se encontram.
Processo Espinhoso: É a parte do arco ósseo que se situa medialmente e posteriormente. Função: Movimentação. 3. Processo Transverso: São 2 prolongamentos laterais, direito e esquerdo, que se projetam transversalmente de cada lado do ponto de união do pedículo com a lâmina.
Vértebras
C3 a C6 são muito semelhantes entre si na aparência. Os nervos ligados a essas vértebras ajudam a controlar partes do corpo, incluindo o diafragma, os músculos do braço e as mãos. O C7, por outro lado, também conhecido como vértebra proeminente, é mais alto que as outras seis vértebras da coluna cervical.
Desvios de coluna como cifose, lordose e escoliose ocorrem quando há redução ou aumento acentuado de uma ou mais curvaturas da coluna, o que compromete o alinhamento da coluna e prejudica o bom desempenho de suas múltiplas funções.
Articulações dos Corpos Vertebrais São anfiartrose do tipo sínfise, projetadas para suportar peso e garantir resistência.
A maioria das costelas se articula com a coluna vertebral em dois pontos: a articulação costovertebral, entre a cabeça da costela e as fóveas costais superior e inferior dos corpos de duas vértebras adjacentes e a articulação costotransversal, entre o tubérculo da costela e a fóvea costal transversal do processo ...
As costelas encontram-se fixadas junto às doze vértebras torácicas, protegendo assim órgãos importantes para o funcionamento do organismo. Cada uma das costelas articula-se diretamente à vértebra correspondente, ou seja: o primeiro par articula-se à vértebra T1, o segundo par articula-se à T2, e assim sucessivamente.
A coluna vertebral atua como uma haste flexível e resistente, que permite mobilidade, protege a medula espinal, suporta a cabeça e serve como ponto de fixação para as costelas, cíngulo dos membros inferiores e músculos. ... A segunda vértebra cervical pode também ser chamada de áxis.
Devido à sua curvatura geral em forma de S, a coluna é resistente: ajuda a manter o equilíbrio na posição vertical, absorve vibrações ao caminhar e protege os corpos vertebrais de fraturas. A coluna vertebral de um adulto geralmente consiste em 33 vértebras, de cima para baixo: 7 vértebras cervicais.
Joseph Pilates dizia que a coluna deve ser uma “haste rígida e flexível” ao mesmo tempo, pois sabia da importância de se desenvolver o equilíbrio entre a estabilidade e a mobilidade nas articulações.
Uma pessoa já adulta possui 26 ossos e 33 vértebras. 7 delas são as vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 vértebras na lombar, 1 sacro, com 5 vértebras fusionadas e 1 cóccix com 4 vértebras fusionadas. Praticamente todas as vértebras se movimentam. Somente duas não são móveis: o cóccix e o sacro.