Todos os seres vivos, logo todas as suas células são constituídas por moléculas orgânicas de grandes dimensões, macromoléculas que desempenham diversas funções: estruturais, energéticas, enzimáticas e de armazenamento e transformação de energia.
As macromoléculas formam os cristais covalentes ou cristais atômicos. Por exemplo, os átomos de carbono podem compartilhar elétrons de várias formas e formar diversas substâncias simples diferentes. ... Duas variedades alotrópicas do carbono que formam macromoléculas são o diamante e a grafita.
As proteínas na alimentação animal são sem dúvida um dos componentes mais importantes, sendo indispensável o seu uso. Elas são aminoácidos responsáveis por diversas funções, entre elas, a regulação do metabolismo promovendo o crescimento, reprodução, fortalecimento dos pelos e energia.
As fontes de proteína animal, como carne, peixe, aves, ovos e laticínios, são semelhantes às proteínas encontradas em seu corpo. Estas são consideradas fontes completas de proteínas, pois contêm todos os aminoácidos essenciais de que seu corpo precisa para funcionar de maneira eficaz.
As proteínas são nutrientes essenciais e tem diversas funções necessárias em nosso organismo. Diversos tecidos humanos como ossos e músculos são feitos de proteína, são importantes para a imunidade e reações químicas do nosso organismo (anticorpos e enzimas são feitos de proteína).
Alguns produtos de origem animal são fontes completas de proteína, como:
Lista de alimentos vegetais proteicos
As proteínas são nutrientes orgânicos nitrogenados presentes em todas as células vivas; portanto, são essenciais à vida de todo animal. Todos os animais necessitam receber uma quantidade de proteína e, além disso, para o homem, suínos, aves, cães entre outros, a quantidade e tão importante quanto a qualidade.
A diferença principal entre a proteína animal e a proteína vegetal está na quantidade de aminoácidos que estes alimentos contêm. Os aminoácidos são “os tijolos” formadores das proteínas. Os alimentos tidos como fontes completas de proteína são aqueles que contêm todos os aminoácidos essenciais.
No entanto, alguns alimentos à base de plantas, como a quinoa e o trigo mourisco, são fontes completas de proteína. Os seguintes são exemplos de alimentos à base de plantas ricos em proteínas: grãos, lentilhas, nozes, feijão, legumes, certas frutas, como abacates, soja, cânhamo, arroz e ervilhas.
Saiba quais são as melhores fontes de proteína para quem treina
14 alimentos vegetais ricos em proteínas para investir
"Na ordem de maior quantidade de proteínas, no grupo dos vegetais, destaco o espinafre, a couve, brócolis, couve-flor, salsa e repolho. Eles são excelentes fontes de proteínas vegetais, sendo opções saudáveis e acessíveis pra incluir na alimentação.