Utilizar a soma de produtos canônicos para simplificar circuitos lógicos consiste em observar a tabela verdade da operação deste circuito e, escolhendo um valor lógico como referência, realizar operações lógicas Booleanas validas para simplificar uma determinada expressão [3].
Indicamos uma Álgebra Booleana por [ B , + , · , ' , 0 , 1 ]....
Uma função booleana tem uma ou mais variáveis de entrada e fornece somente um resultado que depende apenas dos valores destas variáveis.
A álgebra booleana é uma forma de lógica simbólica que mostra como operam as portas lógicas. Uma expressão booleana constitui um método “abreviado” de mostrar o que está acontecendo num circuito lógico.
Uma álgebra Booleana pode ser definida com um conjunto de operadores e um conjunto de axiomas, que são assumidos verdadeiros sem necessidade de prova. Em 1854, George Boole introduziu o formalismo que até hoje se usa para o tratamento sistemático da lógica, que é a chamada Álgebra Booleana.
são dispositivos que operam um ou mais sinais lógicos de entrada para produzir uma e somente uma saída, dependente da função implementada no circuito. ... As situações "Verdade" e "Falso" são estudadas na Lógica Matemática ou Lógica de Boole; origem do nome destas portas.
As portas lógicas são componentes básicos da eletrônica digital. Elas são usadas para criar circuitos digitais e até mesmo circuitos integrados complexos. Em eletrônica digital apenas dois niveis são permitidos, “0” e “1”. Zero representa tensão de 0 V, enquanto que “1” representa uma tensão de 5 V no padrão TTL.
Simbologia. Num circuito eletrônico, a porta E é representada por um dos símbolos abaixo, onde A e B são entradas, e a saída é dada por Y = A.B. A operação lógica E, então, é representada pelo sinal de multiplicação: ".".
Circuitos Combinacionais são aqueles em que o sinal de saída depende única e exclusivamente das combinações dos sinais de entrada. ... Estes circuitos são denominados circuitos seqüenciais. Os circuitos seqüenciais possuem, além de portas lógicas, algum tipo de dispositivo de memória.
As entradas digitais só podem assumir dois estados, HIGH e LOW, ou seja, 0 V ou 5 V. Dessa forma só é possível ler apenas dois estados. Por exemplo, verificar se uma porta está aberta ou fechada, identificar se um botão está pressionado ou solto, etc.
Uma placa Arduino possui um conjunto de pinos destinados a lidar com este tipo de grandeza, onde, alguns são utilizados como entradas analógicas, isto é, possuem a função de receber dados provenientes de grandezas analógicas, enquanto outros, possuem a função de produzir informações que simulam o comportamento de ...
Normalmente, quando queremos controlar a velocidade de rotação de um motor AC no inversor, utilizamos uma tensão analógica de comando. Essa tensão se situa entre 0 á 10 Vcc. A velocidade de rotação (RPM) será proporcional ao seu valor, por exemplo: 1 Vcc = 1000 RPM, 2Vcc = 2000 RPM.
Digital vs Analógico Grandezas digitais são aquelas que não variam continuamente no tempo, mas sim em saltos entre valores bem definidos. ... A escada representa, portanto, uma grandeza digital, enquanto a rampa representa uma grandeza analógica. A quantidade de degraus numa escada define quais posições podemos escolher.
Pode ser usada para variar o brilho de um LED ou acionar um motor a diversas velocidades. Após a função analogWrite() ser chamada, no pino haverá uma onda quadrada com o duty cycle (ciclo de trabalho) especificado até a próxima chamada de analogWrite() (ou uma chamada de digitalRead() ou digitalWrite() no mesmo pino).
analogRead() Lê o valor de um pino analógico especificado. A placa Arduino possui um conversor analógico-digital 10 bts de 6 canais (8 canais nos Mini e Nano, 16 no Mega, 7 canais em placas MKR). Isso significa que este irá mapear tensões entre 0 e a tensão operacional (5V or 3.
PWM é uma técnica utilizada para controle de dispositivos variando a intensidade. Por exemplo, intensidade de giro de um motor, brilho de uma lâmpada e etc. Para exemplificar o uso de PWM vamos montar um circuito com Arduino para controlar o brilho de um LED.
Você pode alterar a frequência do PWM alterando a fonte do relógio para os temporizadores. Por padrão, eles usam o relógio da CPU dividido por 64, ou seja. eles têm seu prescaler definido como 64 pelo código de inicialização do Arduino.
Observa-se na figura acima, que a Arduino Uno possui 6 pinos para saída PWM (3,5,6,9,10,11).
A Arduino Nano é composta por 14 pinos digitais, que podem ser usados tanto para entrada quanto para saída de dados. É importante saber que esses pinos trabalham com 5V, e podem fornecer ou receber apenas 40mA de corrente máxima em cada um deles.
O Arduino Uno R3 é uma placa baseada no microcontrolador Tmega328 (datasheet). Ele tem 14 pinos de entrada/saída digital (dos quais 6 podem ser usados como saídas PWM), 6 entradas analógicas, um cristal oscilador de 16MHz, uma conexão USB, uma entrada de alimentação uma conexão ICSP e um botão de reset.
O Arduino Nano é uma versão para ser acoplada a uma protoboard com uma porta USB acoplada. Ele é pequeno e completo. O Nano foi desenvolvido e é produzido pela Gravitech. Eletronicamente ele tem tudo o que o Duemilanove tem com mais pinos de entrada analógica e um jumper acoplado de +5V AREF.
Preparação e teste do Arduino O protoboard deve estar livre de outros circuitos (principalmente, não deve haver nenhuma fonte de energia conectado a ele). Depois de encaixado o Arduino, encaixe uma das pontas do cabo USB no Arduino, e a outra em alguma saída USB do seu computador.
Se o microcontrolador está esquentando demais, provavelmente ele está queimado. De qualquer maneira você pode tentar regravar o bootloader (https://www.robocore.net/tutoriais/gravando-bootloader-no-arduino.html) para confirmar essa hipótese.
Um LED laranja próximo ao centro da placa (rotulado como “Pin 13 LED” na imagem abaixo) deve piscar quando a placa é ligada (as placas vêm da fábrica pré-carregadas com o software para piscar o LED como uma simples verificação). o conselho está funcionando).
O Bootloader é um programa inicializador. Seu objetivo geralmente é de preparar o hardware para o funcionamento correto da nossa aplicação e/ou aplicar atualizações dessa aplicação. No caso do Arduino quando o ligamos a energia, ou pressionamos o botão de reset, o primeiro programa a ser executado é o Bootloader.
Vá em: Ferramentas > Programador: > Arduino as ISP. · Grave o BootLoader na Placa. Vá em: Ferramentas > Gravar BootLoader. · Pronto, está gravado o BootLoader conforme a imagem abaixo.