Os primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral em decorrência do modo de ocupação do território brasileiro. O território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 km². ... Até o século XVI, o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha.
A construção dos primeiros núcleos urbanos no litoral nordestino resultou da preocupação dos colonizadores com a defesa do território. Ao longo do século XVI, a organização do espaço nordestino esteve relacionada à economia canavieira, que proporcionou poder político e econômico à região no período colonial.
O espaço geográfico corresponde ao espaço construído pelas atividades humanas e pelas sociedades, sendo por elas explorado e correntemente transformado. Ele difere-se do meio natural por ser o local onde imediatamente se observa a atuação do ser humano sobre o meio, com a geração de seus respectivos impactos.
Resposta: As cadeias produtivas resultam da crescente divisão do trabalho e maior inderdependência entre os agentes econômicos. Por um lado, as cadeias são criadas pelo processo de desintegração vertical e especialização técnica e social.
Resposta. O homem destrói o meio ambiente, constrói casas, desmata, realiza queimadas, absorve todos os minerais do subsolo e planta grandes lavouras monocultoras que desgastam o solo. Tudo isso e muito mais contribui para a alteração de espaço geográfico pela ação do homem.
O surgimento do homem, desde o mais primitivo, que começou a interferir no meio a partir do corte de uma árvore para construção de um abrigo e para caça, impactou e transformou o espaço geográfico. ...
O espaço geografico é construído através de modificações do espaço natural pelo ser humano. O espaço natural é modificado pelo homem com casas, predios, construções.... ai do espaço natural com a modificação dada pelo homem vira um espaço geografico.
O espaço geográfico reúne os resultados das atividades humanas, sendo produto e agente do processo de construção e transformação das sociedades. ... Sendo assim, o espaço geográfico constrói-se a partir da transformação dos elementos naturais pelas práticas antrópicas.
Resposta: No entanto, o principalagente de produção etransformação do espaço geográfico é o Estado. ... Afinal, a pavimentação das ruas, a sinalização do trânsito e a autorização para a construção de prédios e casas são responsabilidades do poder público e reverberam em alterações nas formas e no uso do espaço.
O trabalho exige a utilização de recursos e área e assim modifica o meio. Para a função do trabalho o homem precisa modificar o meio, seja porque usamos ferramentas que quebram rochas, abrem espaço em áreas de mata e fazem com que haja os mais diversos elementos de transformação do meio no qual vivemos.
A sociedade mantêm relações sociais, logo, essas relações se expressam através do espaço, que por sua vez é caracterizado como um espaço social. O espaço geográfico não possui apenas uma dinâmica natural. A esta deve ser acrescentada uma dinâmica social, exercida pelas formações sociais que ali vivem e atuam.
Para compreender o espaço geográfico é necessário analisar o trabalho e a técnica, pois através deles que o homem produz o espaço geográfico. E, o trabalho num movimento dialético contraditório se desenvolve por saltos quantitativos e qualitativos, no espaço-tempo.
No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.
O Espaço Geográfico é considerado aquele em que o homem vive e que, a todo o momento, passa por transformações (ambientais). A transformação ambiental é o tipo mais conhecida. Para suprir uma necessidade, o homem é capaz de alterar o Espaço Geográfico em que vive.
Além da mudança de estado, as variações de cheiro, de cor, de densidade e de temperatura podem ser evidências de transformações químicas. ... As transformações químicas diferenciam-se das transformações físicas pelo fato de que as transformações físicas apenas alteram estado e as substâncias continuam sendo as mesmas.
A AÇÃO DO VENTO E DA ÁGUA, AS ERUPÇÕES VULCÂNICAS E OS TERREMOTOS, POR EXEMPLO, MODIFICAM AS PAISAGENS. O VENTO E A ÁGUA DESGASTAM OS MATERIAS QUE COMPÕEM AS ROCHAS DA SUPERFÍCIE TERRESTRE. ... O VENTO E A ÁGUA LEVAM MILHARES DE ANOS PARA ALTERAR A PAISAGEM.
O homem tem capacidade, através de sua força de trabalho e suas tecnologias, de construir túneis, retirar montanhas, desviar o curso de rios, modificar o relevo no campo e nas cidades. É bom lembrar que existem os fatores naturais de transformação, mas o homem provoca de forma artificial tais mudanças.
Porque os seres humanos possuem necessidades de consumo que são consideradas infinitas, ou seja, nunca acabam. Nessa perspectiva, o homem devasta florestas para cultivar áreas de terra, criar animais e construir cidades (com ruas, pontes e viadutos).
Resposta: Os elementos naturais mudam a paisagem de acordo com o lugar e as condições climáticas. Por exemplo, é o que acontece em países que ocorrem os terremotos, os maremotos (tsunami), as erupções vulcânicas, deslizamentos do solo, erosão das rochas, derretimento das geleiras, queimadas, entre muitas outras.
Os elementos naturais mudam a paisagem de acordo com o lugar e as condições climáticas. Por exemplo, é o que acontece em países que ocorrem os terremotos, os maremotos (tsunami), as erupções vulcânicas, deslizamentos do solo, erosão das rochas, derretimento das geleiras, queimadas, entre muitas outras.