As placas são compostas por um substrato (base) não condutor, geralmente fenolite ou fibra de vidro, e uma ou mais camadas de material condutor, geralmente cobre....Material Necessário
Como montar placas eletrônicas: 10 passos
Como fazer uma placa de anúncio – 18 dicas para alcançar o sucesso
Para fazer uma Placa, você precisará de pelo menos 2 blocos de madeira para trabalhar. Crie Gravetos a partir de duas tábuas. Coloque duas tábuas em uma linha vertical na sua Mesa de Trabalho para conseguir 4 Gravetos.
Ligue o ferro de passar roupa, em uma temperatura Média-Alta, o importante é que fique bem quente. Coloque ele sobre a placa, para já ir esquentando o cobre. Deixe por volta de 30 segundos. Retire o ferro da placa e coloque o papel fotográfico sobre a placa, com o lado impresso virado para o cobre.
As placas de circuito impresso, ou PCBs, são feitas a partir de uma base não condutiva, como fenolite ou fibra de vidro e cobertas por uma camada de cobre, que é um excelente condutor. Durante a preparação da placa, todo o cobre, exceto aquele que fará as conexões dos componentes, é retirado.
Coloque a placa, com a parte de cobre virada para cima, sobre a toalha. Sobre a parte de cobre então, você deverá cuidadosamente posicionar a folha com a parte impressa virada para baixo, de forma que o toner da impressora laser fique de frente para o cobre da placa.
O Cloreto Férrico ou Percloreto de Ferro - IPF, como é mais conhecido, é um sal que em solução aquosa é usado para corrosão das placas de circuito impresso (CI), tanto de fenolite como de outros plásticos.
A superfície da lâmina deve estar preparada (lixada e limpa). Esta preparação pode ser feita com lixas d´água e “scotch brite” (o lado verde da esponja de cozinha), sempre aplicados no sentido do cabo para a ponta. Eu costumo mergulhar a lâmina em uma solução bem forte do produto, e deixar ali por alguns minutos.
O ácido clorídrico para uso em corrosão de placa de circuito impresso deve ser de no mínimo 40% , podendo ser usado produtos como removedor de cimento ou mesmo o Ácido Muriático desde que a porcentagem seja igual ou superior ao indicado.
Não se esqueça de utilizar luvas para proteção e de nunca jogar a água no recipiente com percloreto, e sim o contrário. Com a mistura pronta, aqueça a água, pegue a placa e coloque-a no ácido. Com o tempo, o cobre que não está coberto com o toner irá se dissolver.
Para fazer a oxidação do ferro, o material precisa ser uma peça crua, sem qualquer tipo de tratamento de superfície (galvanização, cromação, niquelação) ou pintura. Para obter uma oxidação completa na ferro, deve-se remover toda a oleosidade da peça. Use uma estopa com thinner e passe em toda a superfície da peça.
A galvanização a frio é uma ótima maneira de proteger superfícies de ferro, aço ou com cordão de solda da oxidação, corrosão e ferrugem. Afinal, o método oferece as mesmas características de proteção anticorrosiva que a galvanização a quente.
Saiba como evitar que sua faca enferruje
Se a sua chapa já estiver enferrujada, é possível reverter a situação, se for um caso simples. Para isso, existe um produto de fácil acesso e muito eficiente: o vinagre branco. Deixe o vinagre agir sobre a superfície por um tempo e, quando vir que começou a fazer efeito, remova com um pano limpo.
Sempre que observar danos, arranhões ou locais descascados, pinte imediatamente para prevenir contra a ferrugem. Quando não encontrar uma tinta de cor semelhante, utilize esmalte comum, verniz para unhas ou uma base transparente para evitar maiores estragos.
Caso a corrente da sua bicicleta esteja muito enferrujada, trocá-la talvez seja a melhor opção pela saúde da magrela, já que imperfeições e deteriorações podem danificar o sistema de transmissão. Já se a ferrugem for apenas superficial, um suco de limão ou desengripante são ótimas maneiras de restaurar o brilho.
Saiba como proteger sua bicicleta contra roubo