A camuflagem é uma estratégia de defesa na qual os seres vivos assemelham-se com o ambiente em que vivem. Nesse caso, os indivíduos de uma espécie podem apresentar coloração, formato ou textura semelhante ao do ambiente e assim passar despercebidos por seu predador.
8 animais que se camuflam na natureza
Cores crípticas: é o nome à coloração apresentada pelos seres vivos que se mexe com elementos do ambiente por meio da camuflagem, ou se assemelham a um elemento não comestível do ambiente. Cores de advertência: as espécies impalatáveis produzem substâncias nocivas.
Camuflagem é quando uma pessoa ou um ser qualquer utiliza um tipo de roupa ou tinta específica para se camuflar ou se esconder de uma pessoa ou não se visto em um local. O mimetismo consiste na ideia de um organismos denominado mímicos ser confundido ou trocado por ter característica com um outro grupo de organismos.
Animais que apresentam coloração de advertência, característica denominada de aposematismo, caracterizam-se por possuir cor vistosa facilmente observada por outros seres. ... As espécies que apresentam coloração de advertência,geralmente são impalatáveis, ou seja, não possuem um gosto que atrai o predador.
E em algumas espécies a coloração exerce fator primordial nessa seleção, uma vez que quanto mais evidente, mais vistosa e mais chamativa a coloração do macho, mais saudável ele é, logo, um parceiro reprodutivo melhor.
A coloração de aviso é uma estratégia que consiste em, como o nome diz, exibir determinados padrões de cores em seu exterior, representando uma sua função fisiológica interna, ou qualquer outra função sua que sirva para intimidar seus predadores ou atrair o sexo oposto.