Néctar é produzido no Sul da Bahia e serve como bebida refrescante para os dias mais quentes. Conhecido como mel de cacau, o néctar que escorre do fruto do cacau é doce e ácido. Quando gelado é tão refrescante quanto uma água de coco, ótimo para ser degustado em dias quentes.
O mel do cacau é extraído com um método tradicional, em meio à plantação, com as amêndoas disposta sobre folhas de bananeira em terreno inclinado, para escorrer naturalmente.
Para obter a polpa, se desejar fazer um suco, coloque as sementes em uma peneira e vá esfregando, para retirá-la, sempre colocando um pouquinho de água. Depois, é só passar pelo liquidificador. Uma vez retirada quase toda a polpa, você poderá passar para o estágio seguinte, produzir pó de chocolate.
Nibs de cacau são repletos de antioxidantes e têm potencial de prevenir o câncer, melhorar a imunidade e combater doenças cardíacas. Nibs de cacau são pequenos pedaços de grãos de cacau triturados que têm um sabor chocolate amargo.
Existem muitas formas de usar os nibs de cacau na alimentação, para além das opções de café da manhã, como frutas, iogurtes e smoothies. Como não possuem açúcar, podem ser facilmente incorporado em doces e salgados para agregar sabor e textura nas preparações.
Não é possível derreter nibs de cacau. Assim como o amendoim ou uma castanha, eles apenas soltarão gordura se forem aquecidos, mas não vão derreter.
– Coloque as nibs em uma assadeira e aqueça no forno à 50°C-60°C. – Retire as nibs de cacau do forno e coloque-as em um processador. Bata até que elas liberem sua manteiga de cacau e se transformem em liquor (pasta). Nessa hora, pode até parecer que o chocolate está pronto.
A bebida é feita a partir da infusão das sementes (nibs) de cacau em água ou leite, combinadas com especiarias. Pode ser consumida quente ou fria, como um chocolate quente ou acompanhado de folhas de laranja e hortelã, quando gelado.
Atualmente, a casca do cacau, ou seja, o farelo da casca do cacau é uma excelente combinação para alimentos de ruminantes, sendo já comprovado seu alto valor proteico. Também, é possível gerar renda com resíduo de cacau destinando para compostagem.
O fertilizante de casca de cacau é feito no campo. Depois de quebrado os frutos e retiradas às amêndoas, as cascas são armazenadas e cobertas com folha de bananeiras, a fim de, acelerar a decomposição. Logo em seguida, a mistura é peneirada e diluída em água e está pronta para ser aplicada.
Em uma tigela resistente ao calor, coloque as amêndoas e adicione a água fervente sobre. A água deve cobrir todas as amêndoas, deixe descansar por 15 minutos. Agora é só começar a retirar a pele com as mãos mesmo. Só tenha cuidado com a água, depois do tempo de espera ela deve esfriado.
Suco de cupuaçu: leve ao liquidificador 2 copos de água + 3 colheres (sopa) da polpa do cupuaçu + açúcar ou adoçante a gosto. Sirva com cubos de gelo. 6. Cupuaçu na tigela: leve ao liquidificador 400g de cupuaçu + 2 bananas + 5 colheres (sopa) de xarope de guaraná.
Aplicar 70% do nitrogenado no início das chuvas e os 30% restantes no final da estação chuvosa. Para o caso do potássio, recomenda-se aplicar 35% no início das chuvas e os 65% restantes no final das chuvas. O fertilizante deve ser aplicado uniformemente em cobertura em toda a área de coroamento da planta.
CUIDADOS Nos tratos culturais incluem manutenção da limpeza da área de plantio com roçagem, coroamento, cobertura verde e/ou cobertura morta, além de podas de formação, produção, limpeza e renovação da copa, para controle da vassoura-de-bruxa.
Da fruta fresca, várias receitas Com a polpa da fruta, prepara-se ainda o doce de cupuaçu, em compota, como disse acima, que combina muito com o sabor do chocolate e do cupulate, mas é uma delícia consumido puro, como sobremesa.
A flor do cupuaçu é pequena, de cor creme e púrpura, e polinizada por pequenas abelhas nativas, sem ferrão.
O Cupuaçu ajuda no emagrecimento saudável, Além de vitaminas e minerais, a fruta contém a fibra solúvel denominada pectina, que auxilia no emagrecimento, porque produz um efeito sociogênica, encontrado em muitos remédios de combate à obesidade.
Cupuaçu é o fruto de uma árvore originária da Amazônia (Theobroma grandiflorum, família Malvaceae), parente próxima do cacaueiro. A árvore é conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu, é uma fruta típica da região norte brasileira, muito encontrada nos estados do Amapá, Pará e Amazonas.
Pode comer com pão, como se fosse Nutella, usar no recheio de tapioca e bolos, e diluir em água quente para virar um chocolate quente.
Se a polpa do Cupuaçu estiver muito ácida, jogar água quente sobre ela rapidamente para retirar o excesso de acidez. Se a fruta estiver sem acidez excessiva, não há necessidade disso. Numa panela, misturar a polpa do cupuaçu com o açúcar, levar a panela ao fogo mexendo sempre até o doce soltar do fundo da panela.
6
Informação Nutricional do Cupuaçu
Os parâmetros físico- químicos que indicam a qualidade das polpas são: pH, sólidos solúveis totais, açúcares totais, acidez total titulável e ácido ascórbico (Brasil, 2000).