O pé e seus ossos podem ser divididos em três partes anatômicas e funcionais: A parte posterior do pé (retropé): tálus e calcâneo. A parte média do pé (mediopé): navicular, cuboide e cuneiformes. A parte anterior do pé (antepé): metatarsais e falanges.
A dor na lateral do pé seja interna ou externa, pode ter diversas causas como, fadiga muscular, joanete, tendinite ou entorse. Na maioria dos casos se trata de uma dor que não terá duração superior a dois dias e que pode ser tratada em casa com compressas de gelo, repouso e elevação do pé.
Neste caso, a fisioterapia aquática é muito eficaz e pode evitar futura cirurgia. O objetivo inicial é diminuir a dor, a inflamação e melhorar a função. São realizados alongamentos da fáscia plantar, massagem transversal, fortalecimento dos flexores e extensores dos dedos dos pés e exercícios de propriocepção.
Causas para a dor no pé A dor no pé é um sintoma que pode ser devido a diversas patologias (ou doenças). A fascite plantar, os joanetes, o esporão do calcâneo, o Neuroma de Morton, a artrite gotosa são alguns exemplos de patologias que provocam dores nos pés, como veremos adiante com maior detalhe.
Causas da dor no pé As causas mais frequentes para dores no pé são: joanete, calos, quebra ou torção de algum osso ou, em casos mais incomuns e raros, tumores na região. Andar muito, uso de calçados desconfortáveis ou saltos altos por um longo período de tempo ou esforço físico também pode causar esse tipo de dor.
O uso de medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios (ibuprofeno, etc.) é indicado para reduzir a inflamação e aliviar a dor no calcanhar nos casos onde existe inflamação (fascite plantar, por exemplo), devendo sempre ser prescritos pelo seu médico.
A única forma de “curar” ou eliminar definitivamente o esporão do calcâneo é através de cirurgia (ou operação) que consiste na remoção cirúrgica da saliência óssea. Mesmo nesse caso poderá ocorrer uma recidiva (voltar a desenvolver a protuberância mais tarde).
O esporão no calcanhar ou esporão calcâneo é quando o ligamento do calcanhar fica calcificado, havendo a sensação de que houve a formação de um pequeno ossinho, o que leva a uma forte dor no calcanhar, como se fosse uma agulha, que se sente quando a pessoa levanta da cama e coloca o pé no chão, e também ao caminhar e ...
Podemos fazer corrida mesmo tendo esporão? Não há contra-indicações absolutas. Na fase dolorosa, você terá um aumento das dores e possivelmente um aumento no crescimento ósseo pelo aumento da tração da fascia plantar sobre sua inserção no calcâneo.