O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.
A resolução máxima que um paquímetro analógico pode ter é 0,10 milímetros.
Principais tipos de paquímetro
O paquímetro é composto basicamente por duas partes: Parte fixa tem uma escala milimétrica e um em polegadas, usada para comparar as medidas.
Alguns deles são:
Precisão da medição Além da calibração, há também a precisão das medidas que ela faz. Nem todos os paquímetros digitais exibirão os resultados no mesmo ponto decimal, e pode haver uma grande diferença entre 0,1 mm e 0,01 mm quando você estiver lidando com objetos pequenos.
O cursor ajusta-se à régua e permite sua livre movimentação, com um mínimo de folga. Ele é dotado de uma escala auxiliar, chamada nônio ou vernier. Essa escala permite a leitura de frações da menor divisão da escala fixa. O paquímetro é usado quando a quantidade de peças que se quer medir é pequena.
O paquímetro universal é um instrumento de medição dotado de uma escala e um cursor que desliza nela e foi concebido para tomar dimensões lineares por contato.
Conforme MSA, 4ta edição, página 17 a sensibilidade de um instrumento é o sinal de entrada menor que resulta em um sinal de saída detectável. É a capacidade de resposta do sistema de medição nas mudanças na característica medida.