é possivel reforçar o muro de varias maneiras, por exemplo com a construção de colunas em concreto armado espaçadas a intervalos de aprox. 2.
Normalmente os muros de arrimo aparecem nos terrenos que apresentam alguma inclinação (aclive ou declive). Nesse caso, para ocupar o terreno com alguma construção ou mesmo com um campo de futebol ou uma quadra poliesportiva são necessários cortes ou aterros para que se consiga uma superfície plana, sem inclinações.
A única maneira de saber se o muro é seu, é medir o terreno, se o muro estiver dentro da sua cota de medida, é seu. Não importa quem o fez. Ana Carolina, bom dia! Se o muro estiver no seu terreno não haverá dúvidas de que ele te pertence.
Muros – Os muros são de responsabilidade de ambos os vizinhos, tanto para a construção quanto para a conservação, segundo o Código Civil, artigo 1.
CONSTRUÇÃO DE MURO DIVISÓRIO ENTRE IMÓVEIS. O PROPRIETÁRIO DE UM IMÓVEL POSSUI O DIREITO DE CERCÁ-LO E EXIGIR DO VIZINHO LINDEIRO QUE NÃO CONTRIBUIU PARA A EDIFICAÇÃO DA DIVISÓRIA O RESSARCIMENTO DE METADE DAS DESPESAS QUE TENHA DESPENDIDO COM A SUA CONSTRUÇÃO (ART. 1.
Qualquer obra, projeto ou intenção de construção de sua parte que vise utilizar este muro como parte da obra (apoio ou parede), deve-se pedir autorização ao vizinho que o construiu. E ressarci-lo da metade do valor gasto por ele na construção da determinada parte do muro a ser utilizado na sua obra.
“Estou construindo uma casa e quero usar o muro como parede, mas meu vizinho não quer deixar. Caso positivo, uma orientação inicial é que dessa linha divisória imaginária para dentro do terreno o dono pode construir individualmente o seu muro divisório. ...
Nos terrenos em declive em relação à testada do lote, os muros de divisa deverão observar os limites estabelecidos no item 1 ou a altura de 3,00m em relação ao perfil natural do terreno, exceto nos casos em que o terreno ou parte do terreno venha a ser aterrado.
De acordo com Pedro Cortez, advogado especializado em direito imobiliário, o ideal é que cada vizinho faça um muro em seu terreno e os dois fiquem emparelhados, evitando eventuais conflitos. “Caso apenas um dos lados construa o muro em suas dependências, o outro lado não tem nenhum direito sobre ele.
3 metros
Meça o comprimento o muro para determinar quanto de material será necessário. Meça e corte a madeira de 5 x 10 cm para que, então, você tenha suportes de tamanho suficiente para aumentar o muro colocando cada um deles a cada 40 centímetros.
2,5 m
Estudos citados por Yopanan Rebello, autor do livro A concepção estrutural e a arquitetura, dão conta que os valores ideais para vãos em projetos de concreto armado devem variar entre 4 e 6 metros.