Ligue para o seu médico ao primeiro sinal de infecção, como por exemplo, se ocorrer:
Feridas com tecido vermelho são sinal de que ela começa a cicatrizar normalmente. É sinal de que ali começa a se formar algo que se chama tecido de granulação, isto é, o crescimento de pequenos vasos sanguíneos e de tecido conjuntivo que vão preencher aquele “buraco”.
Um excelente remédio caseiro para queimaduras na pele, causadas pelo sol ou pelo contato com água ou óleo, é a casca da banana, pois alivia a dor e evita a formação de bolhas, sendo excelente para queimaduras de 2º grau. Mas outras boas opções são a babosa, o mel e as folhas de alface, por exemplo.
A ardência da queimadura pode ser aliviada com compressas geladas. Para isso, você pode aplicar gazes ou toalhas umedecidas em água ou soro fisiológico na região afetada por cerca de 15 minutos.
Para ela, a melhor maneira de cuidar da área queimada é deixar em água corrente por alguns minutos, sem esfregar a região, e correr para contar com a ajuda de um profissional capacitado.
NUNCA passe gelo, manteiga, pomada ou qualquer outra coisa na queimadura. A única coisa que podemos passar em uma queimadura é água corrente em temperatura ambiente (nunca gelada).
Elas podem ser classificadas como superficiais, quando a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa; ou profundas, quando a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda). A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.