2,75%
O rendimento da poupança é composto por dois índices: a Taxa Referencial de Juros (TR) e a meta Selic definida pelo Conselho de Política Monetária (COPOM). O cálculo é feito de duas formas diferentes: TR do período + 70% da meta Selic mensalizada, quando ela for de até 8,5%;
Na prática: sim, a rentabilidade apresenta uma leve queda. O rendimento da poupança também cai. A regra de rentabilidade da poupança é que, sempre que a Selic estiver abaixo de 8,5% ao ano, a remuneração será de 70% da Selic + a Taxa Referencial.
Como calcular o rendimento da poupança atualmente? A poupança possui duas regras de cálculo. Se a taxa Selic (taxa básica de juros da economia) está acima de 8,5%, a poupança rende 0,5% ao mês mais Taxa Referencial (TR). Já com a Selic em até 8,5% (nosso caso atual), o rendimento da poupança é de 70% desta taxa.
Para 2020, a projeção de rendimento da poupança não é boa: estima-se que ela passe a render menos que a inflação. Com a Selic a 2%, a poupança passou a render cerca de 1,4% ao ano; a projeção da inflação para 2020 é de 3,6%, segundo o relatório Focus do Banco Central.
O rendimento mensal da poupança hoje é de 0,15%. Você também vai entender porque a poupança hoje está rendendo abaixo da inflação e quais são as opções de investimentos para quem quer proteger seu patrimônio.
Como o rendimento da poupança é calculado Com a Selic a 2,75%, a poupança deve pagar cada vez mais. Quanto maior a Selic, maior será o rendimento da poupança. Isso vale sempre que a Selic estiver abaixo de 8,5%.
70%