Periograma
A periodontite é caracterizada por inflamação mediada pelo hospedeiro que resulta em perda de inserção periodontal. A doença é detectada como perda de inserção clínica (NIC) pela avaliação com uma sonda periodontal padronizada com referência à junção cemento- esmalte (JCE) ao redor do dente (Tonetti et al.
A quantidade de destruição periodontal na área de furca varia de paciente para paciente e em um mes- mo paciente de sítio para sítio e para melhor classifi- car o grau de envolvimento da área de furca, utiliza-se uma sonda milimetrada – sonda Nabers, que devido à sua curvatura possui melhor acesso a esta área4.
Caracteriza a presença de frouxidão ligamentar generalizada, podendo estar associada à sintomas músculo-esqueléticos crônicos e recorrentes, em indivíduos sem qualquer outra patologia reumatológica demonstrável.
O que é mobilidade dental? De acordo com a profissional, quando um ou mais dentes apresentam um amolecimento é um sinal de uma disfunção ou doença das estruturas periodontais. “A mobilidade dental é a possibilidade do dente de se deslocar em vários sentidos.
Uma das técnicas mais antigas utilizadas por dentistas para garantir a fixação de dentes com mobilidade é a contenção periodontal ou esplintagem. Trata-se de uma espécie de fusão dos dentes, em que um dente com mobilidade acentuada é colado a um adjacente, desde que esteja em boas condições de fixação.
O dente deveria ser lavado em água limpa, reimplantado e, logo em seguida, feita uma contenção semi-rígida de 7 a 10 dias. Não sendo possível o reimplante imediato, o elemento deve ser armazenado em leite, solução salina ou saliva8.