Resposta. o ser vivo pode se relacionar com o ambiente de diversas formas, como: fotossíntese, alimentação (cadeias alimentares), abrigo, respiração etc. Há várias outras formas de interagir com o mesmo.
numa comunidade, Os seres vivos interagem, isto é, estabelecem relações entre si. Diz-se que existe uma interdependência entre os seres vivos. Se, por exemplo, os vegetais desaparecessem toda a comunidade ficaria ameaçada, pois os animais não pois os animais não encontrariam mais alimentos e acabariam morrendo.
Além do alimento, os seres vivos podem competir por outros fatores do ambiente, como um abrigo para morar, água ou uma sombra para se protegerem do calor do sol. A competição é um tipo de relação ecológica.
Seres autótrofos são os seres vivos que obtêm nutrientes e energia, aproveitando a luz solar, através da fotossíntese. Como produzem o próprio alimento não necessitam consumir outros organismos, e participam como produtores principais (base) das cadeias alimentares.
Rhizobium
Trata-se de uma relação harmônica entre espécies diferentes: fotobionte (algas) e micobionte (fungos). Essa relação ecológica é chamada de mutualismo obrigatório ou simbiose. ... Por sua vez, os fungos mantêm a umidade e desta forma protegem as algas ao impedir que elas ressequem.
a) o mutualismo é uma associação obrigatória entre organismos da mesma espécie e todos os envolvidos são beneficiados. ... O mutualismo é uma relação ecológica em que indivíduos de espécies diferentes (relação interespecífica) associam-se de forma obrigatória ou facultativa. Todos são beneficiados.
Quando temos organismos da mesma espécie que trabalham unidos para o bem do grupo, temos um tipo de relação intraespecífica harmônica. ... Em uma sociedade, indivíduos da mesma espécie apresentam grau de cooperação, divisão de trabalho e diferenças entre classes.
Essa associação entre certos fungos e as plantas chama-se mutualismo, onde ocorre uma troca de benefícios por assim dizer. ... Estabelecendo assim uma relação mutualista, onde dessa forma plantas saudáveis diminuem a incidência de micro-organismos que provocam doenças, tornando-as mais vistosas e fortes.
Um exemplo de relação harmônica é o comensalismo. Quando um animal mata e alimenta-se do outro, ocorre uma relação interespecífica desarmônica. As relações desarmônicas, por sua vez, são aquelas em que um dos envolvidos não é beneficiado com a interação, ou seja, um organismo é prejudicado.