Para fazer a solicitação você deve entrar em contato com o banco e solicitar a quitação antecipada de empréstimo consignado. Considerando o prazo final para pagamento das parcelas e o número de parcelas adiantadas, o banco então aplicará o desconto por antecipação.
Por exemplo: Se você antecipar uma parcela que tem vencimento de 30 dias, você vai pagar X% multiplicado por 1, porque a antecipação foi de apenas um mês. Para uma parcela com vencimento em 60 dias, a taxa será X% x 2, porque a antecipação foi de dois meses.
Desconto para pagamento antecipado Então muito perguntam se há desconto para a quitação e a resposta é não. Você deverá quitar o que deve, mas o que você deve não é a soma das prestações x o valor delas e sim o saldo devedor que você tem com a Caixa.
Existem algumas maneiras para isso, mas as mais comuns são:
Ligue 4004 0104 (Capitais) ou (Demais cidades), opção 7 para solicitar.
Após quitar o financiamento imobiliário, você precisa fazer o registro da quitação da operação no Cartório de Registro de Imóveis da jurisdição do imóvel. Funciona assim: você deve pedir à instituição financeira que emprestou o dinheiro para emitir o termo de quitação da dívida.
Verifique o valor financiado com o banco e procure na Tabela de Emolumentos disponível no site de qualquer cartório o valor correspondente. O preço será 50% deste valor + o Selo e outras taxas de valor irrisório. O pagamento deve ser feito em dinheiro ou cartão de débito no ato da solicitação.
A Lei[2] autoriza a transferência do financiamento para outra pessoa, mas desde que com EXPRESSA AUTORIZAÇÃO DO BANCO, o que significa que o novo comprador, a pessoa pra quem você pretende transferir o financiamento, tem que apresentar a documentação necessária e ter o crédito aprovado pelo banco.
É possível sim transferir financiamento imobiliário para outro imóvel: de certa forma, fazemos isso quando vendemos um imóvel financiado para, em seguida, financiar uma casa nova. Não é possível efetuar uma “transferência” do financiamento do imóvel para outro sem que ocorra uma venda ou permuta (troca de imóveis).
No repasse do financiamento imobiliário, o vendedor recebe o valor integral da instituição e o comprador passa a dever ao banco.
Nessa situação, não é preciso desesperar: mesmo sem terminar o pagamento, é possível realizar a venda, no que chamamos de repasse imobiliário. ... Na prática, outra pessoa assume a dívida com o banco e passará, assim, a ser o novo dono do imóvel, quando ele for quitado.
A prática difere do que as lojas de veículos fazem ao anunciar um automóvel. Normalmente o produto passa por reparos mecânicos ou estéticos antes de ser vendido, e quem compra possui uma garantia sobre o bem adquirido. Entretanto, anúncios de repasse informam que reparos ficam a cargo do comprador.
O primeiro passo ao fazer a transferência de um carro alienado deve ser, então, procurar a instituição responsável pelo financiamiento e checar se o novo dono está apto a continuar a pagar o carro em parcelas. Se o banco aprovar o crédito, um novo contrato é realizado.
Caso tenha dúvida sobre ser possível ou não vender carro financiado, a resposta é: sim. E você pode vendê-lo de duas formas diferentes: encontrando um comprador que aceite pagar o valor do veículo à vista ou transferindo o financiamento para outra pessoa.
A seguir, saiba como realizar cada uma dessas etapas!