Músculos da Língua e Paladar
Seis músculos extrínsecos movimentam o olho: os músculos reto superior, reto inferior, reto medial, reto lateral, oblíquo superior e oblíquo inferior; e mais um, o levantador da pálpebra superior, que abre a pálpebra.
Bulbo do olho É uma estrutura esférica, que se localiza na cavidade orbitária. Para compor o bulbo do olho, temos três túnicas: a túnica fibrosa, a túnica vascular e a túnica interna. Veremos cada uma dessas túnicas, pois elas contêm os elementos do bulbo do olho, elementos esses que nos permitem ter a visão.
Os receptores da retina são de dois tipos: cones, para a detecção de cores (6 a 7 milhões), a maioria na fóvea, e. bastonetes (75 a 150 milhões), para detecção mais sensível, em preto e branco.
Motricidade intrínseca do olho: Ela é constituída apenas por 2 músculos: o m. ciliar, que contraído promove o espessamento da lente ocular, objetivando melhorar a “visão de perto”, e o m. esfíncter da pupila, que, contraído, comprime a pupila. Ambos são inervados pelo nervo oculomotor.
Também chamada de esclerótica, a esclera é chamada popularmente de “a parte branca do olho”, e tem as funções de proteger as estruturas mais internas do órgão e de fixar os músculos extraoculares que permitem o movimento dos nossos olhos.
Componentes do Olho Humano Esclera: é uma membrana fibrosa que protege o globo ocular, sendo vulgarmente chamada de o “branco dos olhos”. É recoberta por uma membrana mucosa, delgada e transparente, denominada conjuntiva. Córnea: é a parte transparente do olho, constituída por uma fina e resistente membrana.
A retina é a parte do olho onde se formam as imagens daquilo que é visto. É a camada mais interna do olho, corresponde a um fino tecido nervoso que transmite as informações para o cérebro através do nervo óptico. As células da retina sensíveis à luz são conhecidas como cones e bastonetes.
Resposta. Explicação: A pupila funciona como o diafragma da máquina, controlando a quantidade de luz que entre no olho. Ou seja, em ambientes com muita luz a pupila se fecha e em locais escuros a pupila se dilata com o intuito de captar uma quantidade de luz suficiente para formar a imagem.
Estrutura interna dos olhos
Localizada na parte interna dos olhos e anterior ao globo ocular, a córnea é um tecido fino, transparente e resistente, responsável por focar as imagens e por captar a luz.
As lentes são dispositivos ópticos que funcionam por refração da luz e são muito utilizadas no nosso dia a dia, como nos óculos, nas lupas, nas câmeras fotográficas, nas filmadoras e em telescópios. O material que as constitui normalmente é o vidro, mas o plástico também pode ser utilizado.
Córnea é a parte anterior transparente e protetora do olho dos vertebrados. Fica localizada na região polar anterior do globo ocular. A córnea e o cristalino têm a função de focar a luz através da pupila para a retina, como se fosse uma lente fixa.
O corpo ciliar é a parte anterior da coróide, à qual está ligado o cristalino graças a várias fibras chamadas zónulas ou ligamentos suspensores do cristalino. Tem um papel fundamental na secreção do humor aquoso e na focagem dos raios de luz para permitir a visão.
O olho humano, também conhecido como globo ocular, possui cerca de 25 milímetros de diâmetro e é responsável pela captação da luz refletida pelos objetos a nossa volta.
A pupila é a área negra no meio da íris, a parte colorida do olho humano. ... Dessa forma, protege nossos olhos da luz excessiva, como em dias ensolarados, e permite a entrada de mais luz em situações de baixa luminosidade, garantindo qualidade e nitidez da visão.