Acople qualquer modelo de garrafa pet cheia de água a um gotejador de plástico e coloque o bico na terra para ativar a irrigação. O gotejador libera a água gota a gota, mantendo suas plantinhas sempre irrigadas e sem que você se preocupe diariamente com os cuidados do jardim.
Irrigação automatizada é o uso da tecnologia para oferecer água na medida certa para as plantas, evitando que fiquem reféns dos regimes de chuvas ou dependam dos cuidados constantes e precisos dos homens.
Benefícios da irrigação
Para fazer a irrigação, você só precisa levar o carretel até um ponto da plantação e ligar a motobomba. A própria pressão da água vem recolhendo a mangueira do carretel, automaticamente, e fazendo a irrigação por faixas.
A irrigação por aspersão é uma técnica que simula uma chuva artificial onde um aspersor expele água para o ar, que por resistência aerodinâmica se transformam em pequenas gotículas de água que caem sobre o solo e plantas. O aspersor é o mecanismo responsável pela pulverização do jato de água.
Irrigação por aspersão Esse tipo simula uma chuva artificial onde um aspersor expele água para o ar, que por resistência aerodinâmica se transformam em pequenas gotículas de água que caem sobre o solo e plantas. Seus principais sistemas são a convencional, o pivô-central e o auto-propelido.
As linhas de aspersores devem ser dispostas perpendicularmente à direção do vento; no que se refere a disposição das tubulações no campo devem ser observadas entre outros, a localização da fonte de água, tamanho e forma da área, topografia do terreno, direção e comprimento das linhas principal, secundária e laterais.
No método da irrigação localizada, a água é aplicada com emissores em partes da área ocupada pelas raízes das plantas, formando uma faixa úmida. Os emissores são: pontuais (gotejadores), lineares (tubo poroso ou “tripa”) ou superficiais (microaspersores). A distribuição da água acontece através do solo.
Saiba mais sobre os principais tipos de irrigação usados
O que é sistema de Irrigação? A irrigação é uma técnica utilizada pelos agricultores para levar água às suas plantações. A água ajuda as plantas a crescer. Em regiões muito secas, a irrigação substitui a chuva.
Método de irrigação é a forma pela qual a água pode ser aplicada às culturas. Basicamente, são quatro os métodos de irrigação: superfície, aspersão, localizada e subirrigação. Para cada método, há dois ou mais sistemas de irrigação, que podem ser empregados.
No método de irrigação por superfície, a água pode ser aplicada por meio dos seguintes sistemas: sulcos, corrugações, faixas ou inundação. No sistema de irrigação por inundação, a água é aplicada ao solo por meio de tabuleiros ou bacias, e as áreas são quase planas e limitadas por diques.
Características do Solo (irrigação) Em regiões com alta velocidade o melhor método é por aspersão; Em regiões intermediárias a maioria dos sistemas atende a plantação; Em regiões de baixa velocidade o melhor sistema é a irrigação localizada.
O melhor sistema de irrigação tem retorno garantido
A aspersão em malha é o método mais utilizado hoje para irrigação de áreas pequenas, de até 40 hectares, em que o custo dos sistemas mecanizados por unidade de área ainda seria muito oneroso (Figura 17.
Na irrigação por aspersão convencional, são utilizados o sistema convencional portátil, o sistema convencional semiportátil e o sistema convencional permanente. No portátil, o produtor pode transferi-lo de uma área para outra. Assim, a irrigação pode ser realizada em várias áreas utilizando apenas um sistema.
Vantagens: Baixo custo de mão-de-obra; elevada eficiência de aplicação; Facilidade e eficiência na aplicação de fertirrigação. Desvantagens: Aumenta o desenvolvimento de doenças, devido a umidade das folhagens, elevados custos iniciais, de energia e manutenção; Limitada pelo vento e pela declividade do terreno.
Irrigação por sulco adapta-se melhor às hortaliças cultivadas em linha, como o tomate, a berinjela e o milho-doce, mas também pode ser utilizado para aquelas com alta densidade de plantio, como a cenoura e a alface, cultivadas em canteiros com largura entre 0,4 m e 0,8 m.
No canteiro a ser irrigado, cave 2 buracos, um com 20 cm e outro com 10 cm de profundidade, com distância de 5 cm entre os dois. Enterre a vela e mantenha a cubeta para a parte de fora. Você pode usar um pedaço de madeira para apoiar a cubeta (veja na imagem abaixo).
Encha a cama de terra e plante as mudas. Molhe o solo. Essa será a única vez em que a água será despejada diretamente na terra. Após isso, a irrigação deve ser feita apenas pelos canos, para que a água se espalhe igualmente e gradualmente por toda a horta.
A irrigação por gotejamento é uma maneira eficaz e conveniente de regar seu jardim....Parte 3 de 3: Ligando a irrigação por gotejamento
Para preparar o sistema é necessário um furo que pode ser aberto na tampa ou no fundo da garrafa, dependendo da forma como deve ser colocada para a rega. Quanto mais largo o furo, maior a quantidade de água que será liberada. Também deve ser feita uma abertura para a entrada de ar e para facilitar o gotejamento.
Truque para manter a irrigação sempre em dia na horta