Instalando a ESP32 Vá em Ferramentas->Placa->Gerenciador de Placas.. Espere alguns segundos até que o campo de texto esteja habilitado e digite ESP32. O arquivo de instalação da placa aparecerá, clique em INSTALAR, quando a instalação terminar clique em FECHAR.
Configurando a Arduino IDE Agora clique em Ferramentas -> Placa -> Gerenciador de Placas: Busque pela opção esp8266 by ESP8266 Community e clique no botão Instalar. Após a instalação ser concluída, as placas da linha ESP8266 já estarão disponíveis na lista de placas da sua Arduino IDE.
Conecte a sua placa ESP32 em uma porta USB do seu PC (cabo com conector micro-USB). Aguarde o reconhecimento da porta serial COM pelo Windows....Selecione os parâmetros abaixo:
A alimentação dessa placa pode ser feita através do próprio conector USB (5,0V) ou então através do pino 5V ou VIN , com uma alimentação regulada de 5,0V .
Em seu smartphone procure a rede “ESP32-CONFIG” e entre com a senha Ao conectar o smartphone na rede gerada pelo ESP32 você deverá clicar na notificação “Conecte-se à rede Wi-fi” como mostra a imagem abaixo. Ao clicar na notificação você será redirecionado para uma página e deverá clicar em “Configure WiFi”.
O WiFi Manager é um gerenciador de redes Wi-Fi disponível para aparelhos Android. ... Desta forma, é possível ver a qualidade do sinal, outras conexões Wi-Fi, encontrar redes gratuitas e mais.
Grave o código na ESP e conecte-se a rede WiFi com seu celular ou computador, e no navegador digite o IP 192.
Tendo os 3 parâmetros acima à mão, basta usar o comando AT+CIPSTA_DEF do seu ESP8266 para definir o endereço IP fixo a ser usado por ele.
A alimentação dessa placa pode ser feita através do próprio conector USB (5,0V) ou então através do pino 5V ou VIN , com uma alimentação regulada de 5,0V .
O Ciclo de programação do Arduino pode ser dividido da seguinte maneira:
Para demonstrar o uso da função millis, utilizei dois LEDs conectados ao Arduino, onde um dos LEDs vai piscar em intervalos de 2 segundos e o outro vai piscar em intervalos de 500ms. Os dois processos vão ocorrer simultaneamente e sem interrupções.
Falando de modo simples, o Arduino é um conjunto de ferramentas de prototipagem eletrônica open source que visa tornar mais fácil a criação de aparelhos eletrônicos. ... Basta ligar a placa ao computador e já é possível escrever códigos para o Arduino no ambiente de desenvolvimento do software (através da linguagem C/C++).
Com o S4A o aluno pode iniciar no ramo eletrônico conhecendo sensores, atuadores entre outros componentes eletrônicos, fazendo jogos interativos muito além do computador.
Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.
Scratch é um novo contexto de programação visual e multimídia baseado em Squeak. ... No Scratch é possível trabalhar com imagens, fotos, música, criar desenhos, mudar aparência, fazer com que os objetos interatuem... Sua programação é inteiramente visual. Ele recupera o modelo construtivista do Logo e dos E-Toys Squeak.