Anfiteatros são arenas ovais ou circulares rodeadas de degraus a céu aberto (não confundir com os "teatros" que são de bancada semi-circular ou semi-oval). ... Na Roma Antiga foram adaptados dos teatros gregos para servirem aos combates de gladiadores, de animais selvagens e demais diversões públicas.
Maior e mais famoso símbolo do Império Romano, o Coliseu era um enorme anfiteatro reservado para combates entre gladiadores ou opondo esses guerreiros contra animais selvagens. ... Para homenagear seu pai, Tito batizou a construção de “Anfiteatro Flaviano”.
Atração Turística
O Coliseu (ou Anfiteatro Flaviano, como é também conhecido) era o maior anfiteatro de todo o Império Romano, localizado no coração de Roma, a capital do Império, bem ao lado do Fórum, um dos principais edifícios da Administração Pública.
1.
Os tipos de eventos realizados no coliseu eram eventos de entretenimentos, o que envolvia corridas, encenações teatrais (de lutas e combates), e até mesmo combates reais de vida ou morte entre gladiadores.
A diferença mais notória entre um anfiteatro e um teatro romano clássico, é que ao anfiteatro é de forma circular ou ovalada, enquanto o teatro é semicircular. ...
No Teatro você encena uma história ou peça qualquer para certo público ao vivo. No Circo são números difíceis, uma bela arte, como manobras, movimentos específicos e etc.
Na Antiguidade romana, edifício circular ou semicircular, com arquibancadas de degraus à volta de uma arena, no qual se realizavam vários espectáculos , como jogos ou combates de gladiadores.
A diferença é que o Teatro Grego valoriza o texto dramático em sua essência, um texto mais elaborado e rico. O Teatro Romano já foca mais no cenário e na beleza em que este pode passar. O circo (arte circense) é um exemplo onde as roupas e movimentos corporais são os mais importantes.
Enormes tendas, com capacidade de abrigar quarenta mil pessoas, eram erguidas em Roma para as encenações. E foram os romanos que criaram a pantomima, que, por meio de música, era realizada por um ator mascarado que representava todos os papéis.
O público preferia os espetáculos de mimos e pantomimas devido, dentre outros motivos, à dificuldade dos latinos menos instruídos de compreenderem peças complexas, e preferirem espetáculos simples e que apelassem aos sentidos.