Água: 1 litro. Coloque a canela na água e deixe durante toda a noite no frigorífico; Beba durante o dia. Pode também preparar a água um pouco mais concentrada.
Para algumas pessoas, a canela pode ser tóxica ou, quando consumida em excesso, pode ser prejudicial ao organismo. Como em tudo, moderação é a palavra de ordem e, por isso, não deve exceder o consumo diário de 6 gramas desta especiaria.
Modo de preparo Coloque a canela em uma panela com a água e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, tapar e deixar repousar durante 10 a 15 minutos. Prefira tomar quente ou morno. Se desejar adoçar poderá fazê-lo. O ideal é tomar 3 vezes ao dia.
Segundo Peixoto (2002), este gênero possui apenas uma espécie Peumus boldus Molina, o verdadeiro boldo, popularmente conhecido como boldo-do-chile e endêmico das regiões montanhosas do Chile. Apesar de ser encontrada no comércio brasileiro, a espécie não é cultivada no Brasil.
O boldo-do-chile (Peumus boldus) é uma planta usada principalmente para o tratamento de distúrbios hepáticos e intestinais, pois possui propriedades coleréticas e colagogas devido à presença do alcaloide boldina (Matos, 1998).
As suas folhas são utilizadas pela medicina popular sob a forma de chás ou sucos, no tratamento da azia, da indisposição gástrica, no controle da gastrite, contra a ressaca e como um tônico amargo, estimulante da digestão e do apetite. Pode produzir irritação da mucosa do estômago, se utilizado em doses elevadas.
Figatil® é um medicamento fitoterápico composto por plantas com reconhecidas propriedades digestivas. O boldo e a alcachofra apresentam propriedades coleréticas e colagogas que ajudam na digestão. O tempo médio de início da ação do medicamento é de cerca de 15 a 30 minutos.
Figatil, para o que é indicado e para o que serve? O produto Figatil® é indicado como colerético e colagogo, e para o tratamento sintomático dos distúrbios gastrointestinais espásticos.
A dosagem do Figatil® solução oral foi estabelecida como 1 flaconete (10ml), 1 a 6 vezes ao dia. A posologia em ml do produto por peso corpóreo é de 0,8ml/kg/dia. Adose máxima deste medicamento deverá ser 6 flaconetes (60ml) ao dia, dividida em 6 doses. Siga corretamente o modo de usar.
Xantinon® é indicado para ajudar a mobilização e a remoção do excesso de gorduras do fígado e para o tratamento de seus transtornos metabólicos nos casos de doença hepática gordurosa não-alcoólica.
Eparema, para o que é indicado e para o que serve? Eparema® auxilia no alívio a má digestão e nos distúrbios do fígado, das vias biliares e nos casos de prisão de ventre leve.