Por infecção viral: causada por vírus específicos de gatos; os vírus que causam as doenças da leucemia felina e da peritonite infecciosa felina podem dar lugar à hepatite, uma vez que os vírus destroem o tecido hepático.
A lipidose hepática felina, popularmente conhecida como síndrome do fígado gordo felino, é uma hepatopatia comum e potencialmente fatal, que normalmente acomete gatos que sofrem privação alimentar ou que passaram por períodos de anorexia.
Doenças de gatos. Também conhecida como enterite infecciosa felina, esta doença viral altamente contagiosa, causada pelo parvovírus felino, tem sintomas que incluem febre alta, perda de apetite, vómitos, depressão, diarréia líquida, desidratação e outras complicações que quase sempre resultam em morte.
O TGO é conhecido como transaminase oxalacética ou AST (aspartato aminotransferase) e o TGP é conhecido como transaminase pirúvica ou ALT (alanina aminotransferase). Ambos são transaminases, ou seja, enzimas que podem ser dosadas no sangue e refletem o status de funcionamento do fígado.
As principais formas de tratamento para um cachorro com problema de fígado são: Mudança na alimentação: Um cachorro com problema de fígado precisa de uma alimentação rica em proteínas, vitaminas, suplementos minerais e nutrientes que promovam melhor regeneração das células do fígado.
Algumas dicas: Acrescente uma colher de sopa de fígado em cubinhos a 2 – 3 vezes por semana na comida atual do seu cachorro. Pode ser até cru, mas se você achar muito “eeeeeewwwww” pode cozinhar e aproveitar um pouco da água (redução) para molhar a comidinha.
Existem vários tipos de anemia que podem acometer o pet. O tipo hemolítica é a causada pelo carrapato ou pulgas contaminados com babesia ou erlichia, que são protozoários que causam a destruição de hemácias, provocando a anemia.
Como tratar a anemia com alimentação? Coma carne com limão espremido
“Em alguns casos, a administração de vitaminas é o suficiente para melhorar o quadro.”, explica a Dra. Anna Carolina. Mas nem todos os problemas se resolvem com o uso de vitamina para anemia em gatos. “Em outros casos, é necessário até mesmo transfusão de sangue.”, complementa.
A anemia felina é caracterizada por um número reduzido de glóbulos vermelhos na corrente sanguínea. Ela pode ser causada por outras doenças, como uma doença renal, verminoses, doenças intestinais, retroviroses ou pela perda de sangue em algum acidente.
Fígado e alguns miúdos tornam a dieta do gato mais nutritiva Você só precisa cozinhar o fígado (sem nenhum tempero) e depois ralar em cima da ração ou dar como aperitivo. O mesmo serve para as carnes bovinas, que também ajudam a complementar a alimentação dos gatos!