Como funciona o Inversor Frequência. O inversor de frequência, como já dito anteriormente, é um dispositivo eletrônico que tem como sua principal função a variação da rotação de um motor trifásico, através de mudança da frequência que o mesmo proporciona em seus contatos de saída.
São diversas as aplicações dos inversores de frequência. Na indústria por exemplo são utilizados em diversos tipos de maquinários, como esteiras transportadoras, rotuladoras, tanques resfriadores de leite, bobinadeiras, ventiladores e muitas outras.
A CPU não apenas armazena os dados e parâmetros relativos ao equipamentos, como também executa a função mais vital para o funcionamento do inversor: Geração dos pulsos de disparo, através de uma lógica de controle coerente, para os IGBT's. ... Além da interface analógica, o inversor possui entradas digitais.
Eles convertem um sinal senoidal de amplitude fixa em um sinal modulado por largura de pulso (PWM), possibilitando assim a variação da velocidade no motor.
A faixa de frequência recomendada num inversor de frequência é entre 0,5 a 400 HZ. Dentro desta modulação é preciso saber como dimensionar um inversor de frequência para um motor. Quando a velocidade de um motor é alterada pela variação de frequência, o torque também se altera.
Outra solução é a utilização de um inversor de frequência. Inversores de frequência são dispositivos eletrônicos que permitem a variação da velocidade de motores de indução trifásicos. Eles são instalados entre o motor e a rede elétrica. Existem muitas diferenças entre um inversor de frequência e um redutor.
Esta situação é muito simples de resolver, basta trocar as polias da lateral da máquina por polias que façam com que o eixo da serra gire 1.
Ligação do Motor Elétrico Trifásico Antes de conectar os terminais do inversor ao motor, faça o fechamento triângulo nas pontas do motor e conecte cada fase do inversor em uma das três pontas da ligação delta, não esquecendo de conectar o motor ao aterramento também.
Recomenda-se que o inversor seja fixado a pelo menos 10 centímetros de distância do motor. Isso porque o motor aquece durante o funcionamento, podendo superaquecer o inversor. Em relação ao reservatório também é recomendada uma distância de segurança para o inversor de frequência.
A sua ligação é feita conectando o terminal 1 com o 6, o 2 com o 4 e o 3 com o 5, formando um triângulo. Depois, você deve conectar as fases do circuito (R,S,T ou L1, L2,L3), cada fase em uma ponta desse triângulo. Como cada bobina está ligada em duas fases, não existe neutro neste tipo de fechamento.
Rede trifásica O fornecimento trifásico, utilizado nas regiões urbanas e por indústrias, é a ligação feita por quatro fios: três fases e um neutro. As tensões elétricas proporcionadas são de 127 V ou 220 V, e a soma das potências de todos os equipamentos ligados à rede pode ser de 25000 watts até 75000 watts.
Para se ter 110v você usa fase A+neutro, e para se ter 220v, você usa fase B +fase +fase +neutro. Boa tarde, Para o 220v pode usar qualquer uma das 3 fases a diferença de tensão não vai alterar e nem prejudicar seus aparelhos.