Para se obter os resultados desejados, é recomendado colocar 1 colher de sopa de sementes de chia em um copo com água, deixando descansar por cerca de 15 minutos e beber 20 minutos antes do almoço ou do jantar. Pode-se também adicionar o suco de meio limão e cubos de gelo nesta mistura para dar mais sabor.
Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Derreter as lascas de alfarroba em banho-maria e reservar. Em outro recipiente, bater o açúcar com a manteiga e adicionar os ovos, alfarroba e baunilha mexendo bem. Peneirar o cacau em pó, a farinha e o fermento, misturando, com uma colher, aos demais outros ingredientes. Levar a mistura ao forno por 35 a 40 minutos. Esperar amornar e servir.
– Goji berry: Caso opte pela versão desidratada, que é mais comum no Brasil, é recomendado ingeri-la com água para hidratar as fibras e potencializar os efeitos benéficos. “A fruta pode ser misturada a outras frutas, saladas, sucos e iogurtes, para que se alcance seus efeitos. O importante é que seu consumo esteja presente no dia a dia”, afirma a nutricionista Cátia Medeiros. A orientação é consumir entre 15 a 45 gramas da fruta ou 120 ml do seu suco.
– Linhaça e chia: Para aproveitar o ômega 3 presente na linhaça e na chia é melhor triturar as sementes, pois o ácido graxo está dentro de uma capa de celulose. Ao quebrar essa capa, um óleo muito sensível é exposto. Então, a orientação é triturar as duas e consumir na hora ou se quiser ingerir depois, coloque-as em uma vasilha de plástico fosca com tampa e leve ao freezer.
Quando o intestino não funciona bem, o emagrecimento se torna bem mais difícil. O gel de linhaça poderá ser um aliado nesse sentido. Coloque uma colher de sopa de semente de linhaça dourada em meio copo de água, deixando por 4 horas. Se formará um gel, que poderá ser adicionado ao suco de fruta, sopa, etc.
A linhaça não é um alimento da moda, que aparece e depois de um tempo ninguém mais ouve falar. É nutricionalmente muito completa, por esse motivo, não deverá ser desprezada, e principalmente, ser incluída à dieta o quanto antes, independente do desejo de perder peso ou não.
A chia contém ácido clorogênico e ácido cafeico, compostos com ação antioxidante que combatem o excesso de radicais livres, um dos responsáveis pelos danos causados às células saudáveis da pele, prevenindo as rugas, a flacidez e o envelhecimento precoce.
Em um liquidificador, colocar todos os ingredientes e bater até formar uma massa homogênea. Levar uma frigideira antiaderente ao fogo baixo e colocar, espalhando bem, a massa da panqueca. Dourar bem a panqueca dos 2 lados, aguardar amornar e servir com frutas, manteiga de amendoim ou geleia.
A dieta da água com linhaça é bastante fácil de preparar, bastando adicionar uma colher de sopa de linhaça em grãos a um copo de água. Deixar em repouso por uma noite. No dia seguinte, basta coar e tomar imediatamente. A água com linhaça tem as mesmas propriedades, sendo mais bem tolerada por algumas pessoas.
Não é à toa que a chia é salpicada em saladas de vegetais, em frutas e iogurtes, pois ela traz inúmeros benefícios para a saúde e boa forma. Um shake de chia incorporado e batido com algumas frutas pode dar aquele reforço de energia no dia e ainda ajudar a emagrecer. Para tornar tudo melhor ainda, pense em adicionar linhaça e aveia.
Ótima sugestão para substituir o leite de origem animal. O leite de linhaça é bastante simples de fazer, bastando adicionar a linhaça à água, esperar que se hidrate e se transforme em gel. A seguir, bater no liquidificador, juntamente com a água. Peneirar e utilizar normalmente. Adicionamos um vídeo onde o processo é feito passo a passo. Vale a pena experimentar.
Para usar a chia em receitas, você deve deixar as sementes de molho por cerca de 30 minutos. Após esse tempo, você perceberá que a água foi transformada em um gel, graças à presença das fibras solúveis. Então, use o gel e as sementes nas receitas.
Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o azeite. Adicione água para se obter a consistência desejada. Leve ao fogo. Quando ferver, retire do fogo, e sirva imediatamente com um fio de azeite.
A chia é comercializada na forma de grão ou farinha, podendo ser adicionada em iogurtes, pães, bolos, sucos, vitaminas, frutas e panquecas. Para obter os benefícios da chia, é recomendado consumir duas colheres de sopa por dia dessa semente.
Quando falamos de uma alimentação saudável com foco ou não no emagrecimento, tanto a chia quanto a linhaça podem fazer parte da dieta, visto que ambas fornecem nutrientes necessários para o corpo humano.
Uma boa forma de usar a chia para ajudar na perda de peso é com o overnight oats, um lanche à base de aveia, leite, ou bebida vegetal, que promove a saciedade e pode ser consumido no café da manhã ou nos lanches ao longo do dia. Veja algumas receitas de overnight oats.
A chia tem ótimas quantidades de ômega 3 e ômega 6, gorduras saudáveis com ação antioxidante e anti-inflamatória, que impedem a oxidação das células de gordura, controlando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, e prevenindo, assim, doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto e insuficiência cardíaca.
As sementes de chia são ricas em ômega-3, antioxidantes, proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Por isso, a chia é considerada por muitos como um suplemento alimentar natural.
A chia é uma semente rica em gorduras saudáveis, vitaminas, proteínas e minerais, que ajuda a manter a saúde intestinal, facilita o ganho de massa muscular e fortalece os ossos, além de outros benefícios.