O Módulo Relé é ideal para acionar uma lâmpada ou outra carga que exija até no máximo 10A contínuos utilizando o Arduino ou qualquer outro microcontrolador. Ele funciona exatamente como uma chave (interruptor). No borne cinza há 3 conexões: NA (Normalmente Aberto), C (Comum) e NF (Normalmente Fechado).
Ligação: O fio de 1,5mm, uma ponta vai conectada com o pino 86 de relê e a outra ponta vai parafusada junto com o relê no painel corta-fogo (aterramento). O fio de 6mm, corte-o em dois pedaços numa medida boa q chegue do relê ao motor de arranque sem deixar esticado.
O relé é um interruptor eletromecânico, cuja a movimentação física deste interruptor ocorre quando a corrente elétrica percorre as espiras da bobina do relé, criando assim um campo eletromagnético que por sua vez atrai a alavanca responsável pela mudança do estado dos contatos.
Veja o esquema de ligação na imagem abaixo. Primeiro passo para instalar relé fotoelétrico. O segundo e último passo é a instalação da lâmpada, então ligamos o cabo de retorno do relé fotoelétrico diretamente ao borne central do receptáculo, por questão de segurança.
A Fotocélula possui um componente interno sensível à luz que é utilizado para informar ao circuito o nível de luminosidade ao redor do dispositivo. De acordo com a condição do ambiente, a iluminação conectada à Fotocélula é acionada ou desligada automaticamente sem a necessidade da intervenção humana.
Você mesmo pode ajustar o Sensor de Presença MarGirius (modelo MPX-40F). É muito fácil! Desligue a energia elétrica, remova a parte frontal com ajuda de uma chave de fenda, retire os jumpers, movendo estes para as posições desejadas, recoloque a tampa e pronto!১২ সেপ্টেম্বর, ২০১৯
Interruptor paralelo: Primeiro conecte o cabo neutro ao terminal lateral do soquete da lâmpada. Depois de conectar a lâmpada, conecte o fio neutro ao terminal neutro correspondente do sensor de presença. Em seguida, conecte o cabo de alimentação de fase ao terminal central da chave paralela.
Funcionamento dos sensores Com isso quando uma pessoa entra em ambiente que possui sensores de presença, ocorre uma mudança na luz infravermelha que dispara um “alarme” no equipamento, acionando então a lâmpada. Alguns deles podem funcionar emitindo micro-ondas, que ao detectar movimentos ligam as lâmpadas.
O ajuste de tempo pode variar de 10 segundos (mínimo) a 5 minutos (máximo). Toda vez que o equipamento identificar o movimento ele recarregará o tempo ajustado no acionamento. Por isso, o sensor só desligará a lâmpada quando passar o tempo ajustado e não for detectado mais nenhum movimento nesse intervalo.
Instalação: Rosquear em soquete E27 em uma altura máxima de 2,4 metros do piso. Regulagem de tempo: 30 segundos, 1, 2, 4, 8 ou 15 minutos. Regulagem de sensibilidade: Máxima +, detectará a presença de movimentos leves.
Agora, vamos mostrar como é fácil instalar um sensor de presença! Primeiramente, deve ser retirado o espelho frontal do sensor....Agora, teremos 3 tipos de fio, digamos que 1 fio marrom, 1 fio azul e 1 fio vermelho: