Afinal, o que é o balão de Sengstaken-Blakemore? É uma sonda que possui um cateter de três lúmens e dois balonetes. Um dos balonetes será insuflado no lúmen do estômago fazendo pressão sobre a cárdia e outro será insuflado no lúmen do esôfago para pressionar as varizes.
O Balão Sengstaken-Blakemore é indicado em caso de falhas na escleroterapia endoscópica. Esse dano pode causar o rompimento das varizes presentes no esôfago, gerando a hemorragia digestiva alta.
Pessoas com IMC entre 30 e 35 também podem colocar o balão, desde que tenham alguma doença relacionada à obesidade, como hipertensão, diabetes e problemas articulares. A maior parte dos pacientes coloca o balão para diminuir peso e fazer a cirurgia bariátrica.
Observamos que pessoas que colocam o balão intragástrico e não fazem o acompanhamento com especialistas emagrecem por volta de 10% do peso inicial. Ou seja, se a pessoa colocou o balão pesando 100 kg, terminará o tratamento com 90 kg.
Em geral, o prazo de permanência do balão gástrico no estômago pode variar entre 6 e 12 meses de acordo com o tipo de balão adotado. No entanto, essa escolha do tipo de balão depende das condições do paciente. Dentre os tipos de balões de 1 ano há um modelo ajustável.