Para evitar a condromalácia, joelhos precisam estar alinhados, principalmente em exercícios como agachamento e leg press. Veja alguns cuidados na academia. O joelho é a maior articulação do corpo humano e uma das mais sensíveis por conta da sua anatomia e porque sustentam boa parte do nosso peso corporal.
O joelho valgo, também conhecido como geno valgo ou pernas em tesoura, é uma forma de mau alinhamento das pernas na qual, ao olhar a pessoa de frente, os joelhos ficam próximos um do outro e os pés se afastam.
Do ponto de vista biomecânico, o genu recurvatum é caracterizado por um vetor de força de reação ao solo que passa exatamente na frente do joelho.
O falseio do joelho é sentido como uma insegurança ou sensação de que “algo saiu do lugar” no joelho e é causado mais frequentemente pela lesão (ruptura) do ligamento cruzado anterior (LCA) após uma torção do joelho.
Veja a nossa lista com algumas sugestões para que você mantenha essa parte do corpo ativa e garanta mais força e resistência para seus joelhos.
Exercícios para tratar uma lesão no menisco
Para o joelho é indicado caminhada, natação ou bicicleta com carga leve.
A corrida pode funcionar, portanto, tanto como prevenção, quanto tratamento de doenças no joelho. Quando um indivíduo sofre com problemas nesta região, além da corrida e demais atividades físicas benéficas, é fundamental o uso de medicações que ajudem a controlar a dor e os demais sintomas.
Exercícios para Fortalecer o Joelho
A hidroginástica normalmente é o exercício físico mais indicado, por não gerar impacto.