Quanto ao bruto do material escolar, o ideal é doar tudo que for possível (inclusive cadernos com anotações) e, quanto a folhas avulsas que não tenham muita utilidade, basta descartar em uma sacola própria para o lixo.
O descarte de carregadores de celular pode ser feito nos postos de coleta de reciclagem de celulares, geralmente presentes em sedes de venda de aparelhos celulares, como lojas de operadoras de telefonia móvel. Se isso não resolver, tente contato para enviar os resíduos ao fabricante do aparelho.
Para tentar solucionar o problema ambiental causado pelo descarte dos cadernos, a rede de lojas Kalunga desenvolve uma campanha há seis anos, arrecadando e encaminhando os itens para a reciclagem. Desde o início da ação, a marca conscientizou milhares de pessoas e conseguiu reaproveitar mais de 241 toneladas de papel.
Para doar, coloque as roupas, roupas de cama e outros itens em recipientes adequados. Os contêineres adequados incluem sacos de lixo de plástico, sacolas e outros sacos (eles também são revendidos se estiverem em boas condições), cestos, caixas etc.
Algumas empresas ligadas à área têxtil têm programas de coleta de peças para reciclagem. Uma delas é a cadeia internacional de lojas C&A, que tem o projeto Movimento Reciclo. Como funciona? O consumidor leva suas roupas (compradas ou não na rede) até uma das 31 lojas (em 18 cidades) e as deposita em caixas de coleta.
O processo de reciclagem é muito trabalhoso e a maioria dos postos de resíduos não oferecem a opção de reciclagem dos tecidos. Uma forma de descarte é entrar em contato com a fabricante do seu produto para saber se é possível devolvê-lo para, que seja feito um descarte correto para reuso ou reciclagem da peça.
Como descartar?