Alexandre VII foi um dos maiores patrocinadores de Bernini, confiando ao artista obras de grande porte, como as realizadas na Piazza del Popolo, as reformas da Porta del Popolo e da da igreja de Santa Maria del Popolo (onde estão suas famosas esculturas dos profetas Daniel e Abacuc).
O Rapto de Proserpina é uma importante obra atribuída ao artista italiano Gian Lorenzo Bernini. Nessa escultura, Bernini apresenta o sequestro de Proserpina, ou Perséfone, como é conhecida na mitologia grega, pelo deus Plutão (ou Hades).
Proserpina ou Prosérpina, na mitologia romana, é filha de Júpiter com Ceres, uma das mais belas deusas de Roma. Enquanto colhia flores, foi raptada por Plutão (mitologia), que fê-la sua esposa.
Hades é o deus grego do submundo, do reino dos mortos, e na mitologia romana, ele é chamado de Plutão.
Ao crescer, Zeus libertou os titãs e com a ajuda deles fez Cronos vomitar os irmãos (Hades, Hera, Héstia, Poseidon e Deméter). Zeus, com a ajuda dos irmãos e dos titãs, expulsou Cronos do Olimpo e governou como o rei dos deuses gregos.
Há três versões para o nascimento de Afrodite (a Vênus dos romanos). Numa delas, a deusa teria nascido das espumas das ondas do mar. Finalmente, ela seria filha de Zeus e de Dione, uma deusa da geração anterior à dos deuses olímpicos. ...
figurado mulher que se destaca pelo seu poder, inteligência, etc.
Tétis (em grego: Τηθύς, transl.: Tēthýs), na mitologia grega, era uma titânide, filha de Urano e de Gaia. Da sua união com o seu irmão Oceano, nasceram as oceânides. ... O nome da titânide Tétis é o mesmo, em português, que sua neta, a nereida Tétis, filha de Dóris (uma das oceânides) e mãe de Aquiles.