Para atuar como instrumentador cirúrgico é necessário fazer um curso técnico ministrado por escola oficial ou instituição reconhecida pelo Governo Federal. Os cursos são oferecidos por Conselhos Regionais de Enfermagem, sociedades médicas e instituições de formação tecnológica.
O instrumentador cirúrgico é um profissional indispensável para que o ato operatório transcorra com segurança e qualidade. Sua função primordial é fornecer o instrumental cirúrgico adequado ao cirurgião e ao auxiliar, sendo possível realizar as funções básicas de segundo auxiliar quando o primeiro estiver ocupado.
Descrição detalhada
ético, já que a ética ajuda a fazer uma reflexão sobre qual a melhor decisão a ser tomada, reduzindo o sofrimento dos profissionais. Além disso, o conhecimento da ética pode auxiliar a relatar o fato à família, já que a mesma e a pessoa no perioperatório são os mais prejudicados no processo.
A ética na enfermagem está estritamente relacionada à qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da área. Isso porque são pessoas que atuam nos cuidados a enfermos, crianças e idosos, ou seja, precisam trabalhar com respeito à vida, à dignidade e aos direitos humanos.
A ética na saúde é um tema cada vez mais debatido nos mais variados segmentos do mercado. Isso porque uma formação mais abrangente em relação à atuação moral parece ser fundamental para o sucesso da relação com o paciente e da sua aceitação do que é proposto pelo profissional para a promoção do seu bem-estar.
O ético não deve estar apenas no procedimento, no ato cirúrgico propriamente dito ou no que acontece em uma sala de operação ou mesmo no exercício da cirurgia como especialidade. A ética deve estar na vida e conduta do cirurgião, de forma que todos os atos profissionais e de vida devam ser eticamente válidos.
Na área da saúde, a competência ética dos futuros profissionais é entendida como a capacidade autônoma de percepção, reflexão crítica e decisão coerente em relação às condutas humanas no cuidado à saúde e à vida.
Para assumir uma postura ética diante da vida é necessário: Respeitar as pessoas, suas opiniões e escolhas. 2. Não enganar o outro para tirar proveito; 3.
A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos. Por esta razão, o ser humano sofre, naturalmente, influências sociais que condicionam a sua tomada de decisões. ...
A postura ética é aquela que reflete uma conformidade ou uma coerência entre aquilo que o indivíduo pensa, acredita e sente com as suas atitudes, isto é, há uma congruência entre o seu comportamento e as suas crenças. ... Desse modo, o que é considerado ético para um pode não ser considerado para um terceiro, e vice-versa.
O maior beneficiado com a minha postura ética sou eu mesmo e, portanto, trabalhar e viver com ética é o melhor caminho para trabalhar e viver com paz e tranquilidade e ser respeitado como profissional e cidadão. O comportamento ético é traduzido no ambiente de trabalho por uma postura profissional adequada.
Uma postura ou conduta ética pode ser a realização de um tipo de comportamento mediado por princípios e valores morais. A palavra “moral” deriva do latim mores, que significa “costume”. ... A sociedade buscava na religião um meio para orientar o homem a agir de acordo com valores éticos.
Postura profissional é o conjunto de particularidades pessoais e condutas comportamentais, baseadas em princípios éticos, que viabilizam a convivência entre os companheiros de trabalho e em relação a instituição.
O que é postura profissional? Postura profissional é o conjunto de características pessoais e condutas adotadas pelo profissional no ambiente de trabalho. ... Responsabilidade, ética e comprometimento estão entre os principais fatores que influenciam a postura profissional.
Mas, acima das políticas da organização, a postura profissional ideal deve ser guiada pelo bom senso e bom gosto, que formam a base do convívio no ambiente de trabalho. Demonstrar profissionalismo significa se comunicar de forma clara e respeitosa, ter seriedade nos posicionamentos e compromisso com o trabalho.
Mantenha uma postura ereta na cadeira mantenha o pescoço reto e os ombros relaxados; mãos, punhos e antebraços devem ficar em linha reta em relação ao teclado; encoste a lombar na cadeira completamente e deixe a coluna reta com os ombros levemente para trás; não cruze as pernas.
Cada ambiente de trabalho exigirá um tipo de vestimenta, fique atento ao grau de formalidade de sua empresa. Esteja sempre alinhado, com as roupas limpas e bem passadas e sapatos engraxados. A higiene pessoal é outro fator importante.
Respeite a opinião do próximo É necessário, dentro das relações entre colegas de trabalho, estabelecer um limite de intimidade. Por isso, deve-se ter cautela e entender que existem assuntos e/ou brincadeiras que devem ser evitados. Além disso, o comportamento profissional adequado visa o respeito à opinião do próximo.
A postura profissional é o conjunto das suas características pessoais e as atitudes tomadas no ambiente de trabalho. Sua postura no trabalho é formada por sua conduta ética, hábitos, habilidades, conhecimentos, comportamentos e atitudes.